A LIBERDADE INTERIOR

O homem autenticamente livre é aquele que, ao permitir que a graça de Jesus Cristo resplandeça sua luz perenal sobre seu ser, infundindo transparência sobre as regiões mais secretas e ocultas de alma, consegue se manter fortificado espiritualmente no caminho da simples verdade (verdade essa presente nos evangelhos, onde encontramos belas passagens que foram amplamente inspiradas por Deus como prova de amor dada aos homens),porquanto foi dotado de grande coragem para ser verdadeiramente o que é, rompendo com as amarras da alienação que condiciona os homens ao conformismo e ao empobrecimento espiritual.

Sendo transparente para o próximo e especialmente para si mesmo; mas sobretudo vivendo da verdade que liberta a alma, está em perfeitas condições de ser luz em meio a um mundo tenebroso criado por homens tão perversos, pois não deu oportunidade para as mentiras, com seus apelos tão sedutores, guiarem seus passos nos cumes da derrocada e do desespero.

Disposto em manter relações interpessoais sem qualquer interesse pelo que o seu semelhante representa socialmente, mas antes buscando conhecer e compreender amplamente o mistério do outro, tal homem é capaz de amar independente de qualquer mérito ou status social, fazendo com que a vida seja impregnada de discernimento até o ponto em que uma difícil situação (carente de uma co-existência temperada por concórdia e beleza) não tenha o poder e a força de destruir a imensa paz que habita sua alma, tamanha é a serenidade interior que foi arduamente alcançada por esse homem.

Enquanto formos movidos pela tentativa de encontrar sentido para vivermos com grande liberdade interior, somos munidos de forças para caminhar até o fim em busca de um destino que seja extraordinário e glorioso através do crescimento espiritual.

Através da tomada de consciência de nossa responsabilidade por tudo o que pensamos e fazemos, podemos chegar a um entendimento mais amplo e profundo do sentido de nosso existir nesse mundo; por seguinte, ao tomarmos consciência de nossa missão e entendermos a importância de viver coforme os propósitos de Deus, ficamos preparados para alcançar (na trilha de uma longa jornada cheia de imprevistos) o cais da bem-aventurança (...)

Então, ao invés de esquecermos de nós mesmos, buscando no outro algo que não pode nos proporcionar, é imprescindível que aprendamos a nos amar, pois assim estaremos em condições de fomentar, com grande energia e fé, a dádiva do cuidado na vida daqueles com os quais nos relacionamos, principalmente àqueles que buscamos estar intimamente próximos.

É quando buscamos vencer as confusões da alma; é quando buscamos triunfar sobre as nossas limitações, pairando acima de todo o caos que assola nosso íntimo (através de um energético ato de vontade); é quando, por fim, somos impulsionados por um fervor inquebrantavel em nosso redentor, que saberemos então juntar as migalhas de nosso ser; e em seguida, lutarmos incessantemente, até que possamos atravessar o abismo que permeia nossas vidas, de modo que possamos através de várias tentativas ascender aos altos montes da liberdade e da paz de espírito (...) E enquanto vivermos de grande confiança e amparados por uma fortificação interior, as angústias e os sofrimentos que passamos inevitavelmente na vida deixarão de assombrar e de arruinar nossas almas (que se torna convalescida pela verdade que salva sobremaneira a vida de todos os homens que vivem de imenso e sincero fervor).

Alessandro Nogueira
Enviado por Alessandro Nogueira em 21/12/2016
Reeditado em 26/12/2016
Código do texto: T5859870
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.