SAUDADE, UM SENTIMENTO QUE NOS MOBILIZA

Ao contrário da nostalgia, que nos deixa presos a um passado remoto e sem expectativas de retorno, onde buscamos novamente estar naquilo que já não existe mais, a saudade está voltada para algo que ainda nos traz esperanças, de que um dia poderemos viver momentos únicos ao lado de determinadas pessoas com toda nossa paixão, haja vista a boa recordação que a convivência e as bons acontecimentos nos trouxeram; pois o vento do que aconteceu, novamente sopra, mas dessa vez para o nosso presente, no qual por meio deste, construímos projetos mais favoráveis à nossa existência.

É pela saudade de algo ou de alguém que nos mobilizamos, acreditando de maneira esperançosa que o futuro poderá ser tão interessante e tão promissor quanto aquilo que foi vivenciado num passado não muito distante, passado este que deixou marcas benéficas em nossas memórias.

É com os vestígios deixados pelas saudades, que nos sentimos mais próximos daquilo que almejamos, resgatando pela memória resquícios de um passado festivo e cheio de vivacidade, de um passado convidativo às boas recordações (...) Sentir os eflúvios das saudades é possível quando queremos, com toda nossa força interior, que um acontecimento ou uma situação que vivenciamos, se apresentem novamente em nossas vidas; por essa razão, os sonhos que construímos a cada dia que passa se fortalecem, até que um dia consumamos a sua concretização na vida prática.

Enquanto na nostalgia sentimos profunda melancolia quando somos conscientes de algo no qual não será possível de voltar a acontecer (e de se concretizar) no presente; na saudade, diferentemente, sentimos que há possibilidade de um dia revermos alguém ou algo que não se extinguiu de nossas vidas, possibilidades de retorno que ainda não evanesceram de nossos anseios (...) Afinal, é somente nessas condições que é possível imaginarmos novos momentos e situações mais aprazíveis para o nosso porvir. E, através dessas aspirações singelas, é possível também que sonhemos tão alto, tal como uma águia ensaiando sua liberdade no próprio ato de alçar tantos voos quanto forem necessários!

Alessandro Nogueira
Enviado por Alessandro Nogueira em 20/12/2016
Reeditado em 20/12/2016
Código do texto: T5858197
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.