Profetas Menores – Livro II - Miqueias, Naum, Habacuque, Sofonias

Sinopse
Algo que é comum a todos os profetas escritores, inclusive os chamados profetas Maiores (Isaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel), é que todos eles foram levantados por Deus para exercerem seus ministérios no período que se sucedeu à divisão de Israel em Reino do Norte e Reino do Sul. Uma das principais razões disto foi o aumento progressivo da idolatria dos israelitas, e a necessidade de purificar o povo para vinda do Messias. Naum profetizou a queda da Assíria sob Babilônia quando esta se encontrava às portas para acontecer; e que isto lhes viria como um juízo da parte de Deus por toda a impiedade que os assírios haviam praticado para dominar as nações. Já a profecia de Miqueias, Habacuque e Sofonias, a par de proclamar juízos de Deus sobre as nações pagãs, concentra-se mais sobre o destino glorioso de Israel sob o Messias, razão pela qual a nação é convocada ao arrependimento. Tudo o que o Senhor havia declarado através dos profetas estava se cumprindo e Israel deveria encontrar então em seus escritos, conforto e esperança, a par de verem a vida da nação sendo destruída pelos cativeiros assírio e babilônico. Deus restauraria a nação, conforme havia prometido, e conforme veremos no Livro III, relativo ao comentário sobre os profetas Ageu, Zacarias e Malaquias.
Autor:
Silvio Dutra Alves
Formato:
pdf
Tamanho:
674 KB
Ano:
2016
Enviado por:
Silvio Dutra Alves
Enviado em:
21/03/2017
Classificação:
seguro