EU E OUTRAS POESIAS

Sinopse
Pode-se encontrar na figura de Augusto dos Anjos as mesmas características dos arquétipos de sua época: magérrimo, esquelético, tísico, boêmio e poeta, querendo eu filiá-lo aos inúmeros propensos frustrados esboços de escritores que morreram antes de alcançarem a fama em vida. Pois sua única obra, o livro de poesias "Eu", que, à época em que fora lançado parecia mais como uma obra de natureza autista, já que não conseguia interagir com nenhum tipo de leitor. O que se sabia, só o tempo tinha sua resposta é que viria a se tornar o livro de poesias mais original, e por que não dizer, mais importante da Literatura Brasileira. Jamais algum escritor ousou dedicar sonetos, sonatas e odes aos coveiros, aos cães, ao verme e as putas. Apesar do título egocêntrico e intimista de seu livro, não dá para se traduzir uma "alma mater" só em Augusto, mas dele para todas as almas do mundo... o seu sentimento, o seu desespero e o seu sofrimento, antes de tudo, é a porção da gênese que faz surgir a originalidade de sua linguagem, aliadas a isso, estarão seu enorme conhecimento metafísico do mundo, antimetafísico da ciência e do princípio monista de Haeckel. Admirador da poesia de Schiller, da filosofia de Schopenhauer e de Nietzsche, a esse dedica um soneto em seu livro, dá para se perceber que é forte a presença da literatura alemã em sua obra. O "Eu", livro que já foi tido como chacota por Olavo Bilac é hoje uma das obras mais reimpressas de nossa literatura, com mais de 50 edições.
Autor:
AUGUSTO DOS ANJOS
Formato:
pdf
Tamanho:
597 KB
Ano:
1995
Enviado por:
Agmar Raimundo
Enviado em:
16/01/2017
Classificação:
seguro