Dante: Revista Literária da Academia Caxiense de Letras RS - v. 3, n. 3, out. 2017

Sinopse
A proposta de uma Academia de Letras não é tão somente congregar literatos e afins ou irmanar confrades e confreiras, mas sim ser uma plêiade de intelectuais. Subtendendo o termo intelectual sendo aquele que pensa por si mesmo, que não usa comumente e com contumácia arraigada o recurso da citação de textos alheios, mas que transcreve para o papel as suas próprias impressões, advindas da concatenação das suas ideias. Que não fica sentado aplaudindo o feito do outro ou o seu grandiloquente discurso, mas se levanta da “cadeira acadêmica” e vai à berlinda para externar o seu pensamento e que não arrefece o ânimo diante da crítica desairosa. O que efetivamente faz de um acadêmico um ACADÊMICO é esse algo mais que a Revista Dante: revista literária da Academia Caxiense de Letras RS pretende revelar, desvelar, suscitar e fazer eclodir para a luz, para a constante luz, a não bruxuleante luz da Literatura, que mais do que produzir livros, ou angariar para si autores e leitores, estimula pensadores, aqueles que têm ideias ou fazem observações novas, profundas ou pessoais, sobre determinado problema, no caso do domínio do conhecimento que permeia a vida literária. Além de fazer literatura, o ACADÊMICO deve pensar literatura. Pois fazer literatura qualquer escritor faz, mas pensar literatura, somente um intelectual.
Autor:
Valdecir de Oliveira Anselmo
Formato:
pdf
Tamanho:
6 MB
Ano:
2017
Enviado por:
Valdecir de Oliveira Anselmo
Enviado em:
16/10/2017
Reeditado em:
20/10/2017
Classificação:
seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.