Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

O UNIVERSO: REFLEXÕES SOBRE O TEMPO

     O universo é composto de matéria e energia. Tudo no universo se movimenta. Nada é estático. Matéria se transforma em energia, e energia se transforma em matéria, constante e indefinidamente. O que se verifica no macrocosmo (órbita dos planetas e a expansão das galáxias) verifica-se no micro cosmo: a órbita dos elétrons ao redor do núcleo dos átomos, as trocas gasosas e de nutrientes nas células, a formação dos tecidos, o crescimento dos órgãos, o funcionamento dos sistemas, que por sua vez passam a definir os organismos vivos neste planeta.
     Até mesmo as rochas – aparentemente imóveis – possuem partículas que interagem com o meio ambiente!
     Dito isso, pode-se concluir que o que efetivamente existe é a matéria em movimento no espaço e a eterna comutação de matéria em energia. O tempo nada mais é que uma abstração do ser humano, criado para garantir a interpretação do movimento de tudo o que existe, acontecendo em ritmos diferentes no espaço! Na prática, o tempo é uma grandeza criada para impor um ritmo padronizado ao movimento, permitindo o estudo dos fenômenos a nossa volta, estabelecendo-se assim a ordem e a harmonia – como acontece na música!
Osmar Ruiz Júnior
Enviado por Osmar Ruiz Júnior em 03/09/2017
Reeditado em 03/09/2017
Código do texto: T6103393
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Osmar Ruiz Júnior
Sorocaba - São Paulo - Brasil, 53 anos
87 textos (1655 leituras)
1 e-livros (150 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 25/09/17 01:14)
Osmar Ruiz Júnior