Divindade

Dentro do círculo infinito da divina presença, que nos envolve inteiramente, afirmamos:

Há só uma presença aqui – é a da HARMONIA, que faz vibrar todos os corações de felicidade e de alegria.

Há só uma presença aqui – é a do AMOR. Deus é a fonte do Amor que envolve todos os Irmãos num só sentimento de unidade. Este Templo está cheio da presença do Amor.

Há uma só presença aqui – é a da VERDADE. Tudo o que aqui existe, tudo que aqui se falar, tudo o que aqui se pensar, é a expressão da Verdade.

Há uma só presença aqui – é a da JUSTIÇA. A Justiça reina neste Templo. Todos os atos aqui praticados serão regidos e inspirados pela Justiça.

Há uma só presença aqui – é a do Grande Arquiteto do Universo – o BEM SUPREMO. Nenhum mal poderá entrar em nosso Templo. Deus, o Bem Supremo, reside aqui.

Há uma só presença aqui – é a do Grande Arquiteto do Universo – a VIDA. Deus é a Vida essencial a todos os seres, é a saúde do corpo, da mente e do espírito.

Há uma só presença aqui – é a do Grande Arquiteto do Universo – a PROSPERIDADE. Deus tudo faz crescer e prosperar. Ele se expressa na Prosperidade de tudo o que aqui é empreendido em Seu nome.

Pelo Símbolo Esotérico do Delta Sagrado, estamos em vibração harmônica com as correntes universais da Sabedoria, da Força e da Beleza. A presença da divina Sabedoria em nosso Templo será profundamente sentida pelos Irmãos aqui reunidos.

Na união e na mais perfeita comunhão entre o nosso eu inferior e o nosso Eu Superior, que é Deus em nós, consagramos este Templo à perfeita expressão de todas as qualidades divinas que existem em todos os Irmãos espalhados pelo orbe terrestre.

As vibrações de nosso PENSAMENTO são as forças do Grande Arquiteto do Universo em nós, que ficam armazenadas neste Templo, e daqui se irradiam para todos os seres, tornando nosso Templo um centro de emissão e de recepção de tudo quanto é bom, alegre e próspero.

O templo maçônico representa: a Terra; os seres humanos reunidos como família; a reunião de todas as ciências; o local onde se transmitem conceitos de fraternidade, igualdade e liberdade; é o espaço aonde não existe separação de raça, religião ou ideologia política; é a sala de aulas para o desenvolvimento da consciência planetária do terráqueo organizado em sociedade fraterna; é simbolicamente a miniatura do grande Universo e do pequeno universo que cada obreiro tem dentro de si; é o local onde a criança é recebida como Lowton, o jovem passa a frequentar grupos DeMolays e depois o homem de valor, livre e de bons princípios é iniciado na Maçonaria.

O templo representa o que cada maçom é por dentro, um templo daquilo que cada um tem como a representação de sua própria divindade. O templo é o próprio corpo do maçom. Assim como o templo de Salomão é modelo para a Maçonaria edificar os seus templos de pedra e cimento, o templo maçônico é para o maçom o modelo do universo interior, que ele possui dentro de seu corpo físico. O templo de pedra é modelo do templo de carne, ossos e intelecto. Devido a esta comparação, o templo de pedra é respeitado pelo maçom como se fosse o seu próprio corpo, um lugar que ele jamais conspurca; esta a razão do grão-mestre purificar simbolicamente o templo de pedra.

“Meus Irmãos a luz penetrou neste templo e espalhou seu brilho nas colunas simbólicas.

Podemos, de hoje em diante, aqui proceder regularmente nossos trabalhos. É a manifestação do pensamento que faz do homem o primeiro dos seres, fazeis ouvir neste templo os assuntos da verdade: Que ela ilumine os nossos obreiros.”

Jose Gama

Jose Gama
Enviado por Jose Gama em 16/08/2017
Código do texto: T6086076
Classificação de conteúdo: seguro