Homília em exequias de criança batizada ("Filipe")

*HOMÍLIA NA MISSA DE EXEQUIAS DE CRIANÇA BATIZADA

*LEITURAS

I Leitura: Is 25, 6a.7-9 «O Senhor destruirá a morte para sempre»

Salmo: Salmo 24 (25), 4bc-5ab.6 e 7bc.17 e 20

II Leitura: Rom 6, 3-4.8-9 «Acreditamos que também com Cristo viveremos»

Evangelho: Mt 11, 25-30 «Escondeste estas verdades aos sábios e as revelaste aos pequeninos»

*HOMILÍA

Amados irmãos e irmãs, familiares e amigos do nosso irmão Filipe.

O Senhor nos permite hoje, provar do cálice de dor bebido pelo Seu Filho amado quando abraçou por amor a nós a morte de cruz que nos salva. Deus se faz solidário com a vossa dor. Ele vos compreende. Mas, após as lágrimas da sexta-feira da paixão e o silêncio da sepultura, desponta o glorioso dia da Ressurreição.

Estivemos juntos, confiando-nos ao Senhor na luta pela vida do nosso pequeno Filipe. Pedimos milagres de cura física ao Senhor; mas no Seu desígnio misericordioso, o Senhor o chamou de volta para si. Cristo rejubila na glória de Deus ao receber num aconchegante abraço sua pequena ovelha por quem derramou o seu sangue. Cristo recebe em seus braços esta vida, guardando-a no centro da misericórdia do Pai, aí o Espírito Santo, tudo vitaliza e cura transmitindo a vida em Deus.

Senhor, nós te agradecemos pois quisestes mostrar as realidades maravilhosas da vida eterna a este pequenino, por que é agradável ao Pai que seus filhos vivam eternamente nas eternas alegrias na pátria dos bem-aventurados!

Pelo mistério da morte e ressurreição do Senhor, o Pai realizou a profecia da destruição da morte de uma vez por todas. Tenhamos coragem e nos deixemos consolar pelo Espírito de Deus!

A vida dos filhos de Deus é como um caminho, uma peregrinação com uma missão a cumprir. No princípio fomos criados à imagem e semelhança de Deus, e Cristo é essa Imagem a qual nós refletimos como que em espelho, na fé, na esperança e na caridade; virtudes estas que somos convidados a vivenciar no percurso de nossa história de salvos pelo Senhor; porém, mais cedo ou mais tarde, conforme os planos de Deus que concorrem sempre para o nosso bem, essa peregrinação encontra a sua meta e para tomar posse da coroa da glória, com Cristo crucificado-ressuscitado, atravessamos os umbrais da existência pela nossa irmã, como a chamou São Francisco de Assis, a morte corporal.

Assim existimos como discípulos do Senhor em meio a instável figura deste mundo, a cada dia deixando-nos configurar mais e mais a Cristo para através dele sermos introduzidos pelo Santo Espírito no seio de Deus. Salvos pela fé, vivendo no amor do Senhor caminhamos na esperança vivendo para o Senhor, para morrermos também nos braços do Senhor e, no final da história sermos ressuscitados também com o nosso corpo revestido da gloria do Senhor.

O Filipe foi chamado pessoalmente para retornar ao Senhor, uma criança, um inocente, que provou no seu corpo a enfermidade, experimentando uma pequena porção da cruz que o Senhor mesmo, sendo justo e inocente, aceitou, na obediência de Amor ao Pai, por nós, para nos reintegrar na vida eterna do paraíso.

Neste momento de despedida no qual entregamos este filho de Deus, membro da Igreja nos braços de Deus que lhe criou e redimiu, recomendamo-lo a proteção materna da Bem-aventurada Virgem Maria, mãe da Igreja. Ela que sofreu as dores da morte dos seus familiares, viúva de São José e permaneceu de pé sob a cruz do Seu Filho, que a Santa Mãe de Deus vos assista e amparem indicando-vos o lume da Ressurreição, nossa esperança, nossa consolação.

Amém!

SOUSA DA SILVA Jonas Matheus
Enviado por SOUSA DA SILVA Jonas Matheus em 10/08/2017
Reeditado em 26/10/2017
Código do texto: T6080136
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.