DISCURSO DE FORMATURA

Discurso de Formatura

Bom dia a todos!

     Aceitei o convite para ser orador dos colegas de Licenciatura em Letras por entender que este espaço reservado aqui, neste evento, poderia ser ocupado por qualquer um de nós. Todos os formandos, cada qual ao seu modo, têm a capacidade de vir até a frente e contar como foram esses anos de estudos no UNIS e o que esperam do futuro. Não é um espaço só para os melhores, os gênios, os infalíveis e nem para um discurso pronto para ser lido e repetido, anos a fio.
     Gostaria, neste momento, de lhes contar uma história, pois sou melhor contador de causo que orador. O que me trouxe até aqui foi a paixão por causos, contos, cordéis, anedotas e poesias. Então, como contador de estórias, não poderia deixar esta oportunidade passar em branco!
     Escrever foi o meio que escolhi para imortalizar os causos que ouvia e sentimentos que me afloravam. A escrita se tornou uma terapia para minhas horas de tristeza, alegria, desabafo, comemorações, depressão, êxtase, etc. Apesar de gostar de escrever, eu sempre fui ruim em gramática e, principalmente, cometia e, ainda cometo, vários pecados capitais na ortografia! Sendo assim, um dia resolvi que tentaria cursar Letras para escrever um pouco melhor.
     Matriculei-me na certeza de que ficaria um ou dois semestres no máximo; continuaria até quando estivesse gostando da brincadeira e perdurasse a novidade. Mas, como sou uma pessoa especial, consequentemente, cheio de especialidades como: dislexia, disortografia, déficit de atenção, hiperatividade, baixa autoestima, desinteresse e, mais recentemente, problemas de visão e de audição, próprios da meia idade, isso contando que viverei cento e poucos anos. Provavelmente, seriam fatores que interromperiam minha caminhada durante o curso, pois, infelizmente, vivemos em uma sociedade que trata o ser humano como se fosse um produto feito em série, se apresentarmos algum defeito, somos logo descartados ou vendidos a preço de banana, sem querer depreciar a fruta.
     Mas, o fato foi que encontrei no curso de Letras do UNIS, modalidade a distância, e nos professores (mestres e doutores) bem preparados, a possibilidade de suprir todas as minhas especialidades e continuar a caminhada até o fim, mesmo não acreditando na utopia de que poderia um dia me tornar professor. Aqui no UNIS me senti incluído, percebi que minhas qualidades foram valorizadas e não as minhas dificuldades.
     Motivado pelos estudos e por perceber que poderia estender esse processo de inclusão para além do ambiente virtual, comecei um projeto de intervenção pedagógica em uma escola na cidade onde moro, desenvolvi para ela uma página virtual na Internet, o que, mais tarde, transformou-se em um livro. Não tinha a menor noção da grandeza desse projeto, dos rumos que tomaria e, principalmente, da repercussão que atingiria. Agora, vendo por outro prisma tudo o que vivi, eu estava de volta à escola resgatando e valorizando pessoas, a literatura e, o mais importante, as produções textuais dos alunos, fato que não aconteceu comigo quando jovem estudante.
     Mas, por que lhes contei essa história? Contei-a com o intuito de lhes mostrar que qualquer aluno pode ter êxito nos estudos se suas especialidades forem atendidas e se seu interesse para a aprendizagem for despertado. Acredito que esse pequeno relato traz uma mensagem relevante: só teremos sucesso se encantarmos nossos clientes. E, para que isso ocorra, precisamos ser apaixonados pelo que fazemos.
     Enfim, aproveito este momento de felicidade para parabenizar e desejar a todos muita prosperidade em seus ofícios. Comecem fazendo o que é possível, mas acreditem que sempre poderão fazer mais e melhor, a cada dia!
     Carinhosamente em nome dos meus colegas: Elisabeth, Isabelly, Karina, Nayara, Rafael e Tallisy, um grande abraço a todos, muitíssimo obrigado e muito sucesso!

Kennedy Pimenta 🌶