Feliz dia do amigo (atrasado)

Eu sempre fui uma pessoa de muitos amigos. Sempre fui de ter vários grupos diferentes de amizades. Algumas vezes eles acabaram se tornando uma coisa só. Outras não.

Mas o que eu verdadeiramente quero falar é um pouco diferente de todos os clichês.

Sim. A amizade é um amor que nunca morre. Seus verdadeiros amigos nunca te abandonarão. Quem tem amigos tem tudo, e como diria Vinícius de Moraes, eu "enlouqueceria se morressem todos os meus amigos'".

Desde que nascemos já estamos cercados por pessoas. Amiguinhos da maternidade, do maternal, da pré escola, dos cursos, da faculdade e da vida adulta.

Claro que a maioria de nós tem, nem que seja, um, ou alguns, amigos de infância ou que conhece a vida inteira. Desde sempre, temos a consciência que muitos dos nossos amigos, em algum momento, vão mudar de cidade, de vida, de perspectivas; ou acontece da gente as vezes se afastar por uma infinidade de razões (ditas ou não ditas), mas o fato, e o objetivo desse texto, é dizer que tá tudo bem. Não tem problema nenhum nisso.

Muito frequentemente acontece de "melhores-amigos-da-vida-toda" se afastarem, mesmo que não tenha acontecido nenhum desentendimento, e pessoas, antes, totalmente diferentes, se aproximarem e descobrirem coisas em comum e surge, então, uma linda amizade.

É a vida. É a beleza da constante mudança da vida. Não tem nada de errado nisso.

Não precisa haver uma briga, uma mágoa, um rancor, para que dois ou mais amigos se afastem de você ou daquele grupo. E esse é um dos problemas das pessoas, de modo geral. Todo mundo tem a mania de achar que para haver rompimentos (de qualquer natureza), tem que haver briga, mágoa ou, pelo menos, discussão. Mas não é assim. Isso não é verdade. O afastamento simplesmente acontece as vezes. Do dia pra noite. Isso porque os interesses mudam, a frequência muda, e você já não consegue mais se encaixar ali naquele grupo. Ok. Sem dramas. Tá tudo certo.

Nós somos seres humanos errantes, e em constante transformação. Quando sentimos que aquela relação de amizade não está mais na mesma vibração que você se encontra agora, deixar aquilo ir, não significa que você deixou de amar aquele amigo ou grupo de amigos. Não significa que o carinho acabou. Você só não faz mais parte daquele círculo. Não vibra mais conforme aquelas consciências. Aquelas pessoas, assuntos, ambientes, não te preenchem mais. Aquilo que antes te fazia rir e sentir bem, não são suficientes agora.

Rompimentos são difíceis em qualquer situação. Amizades, relacionamentos afetivos, família, trabalho... Mas na maioria das vezes que eles acontecem, é porque aquilo já não te completa mais. Já não faz mais sentido. Não é suficiente. Quando se chega nesse ponto, é porque não está bom. E entender (e aceitar) que está tudo bem, que isso é normal, e que temos que deixar ir, as vezes é difícil, dolorido, mas é o certo para os corações dos envolvidos. Se aquela amizade não tem mais a ver com você, desapegue. Vai te fazer muito melhor.

O grande problema é que a maioria das pessoas não vão entender isso. Não vão entender a sua mudança e aquela sua nova necessidade. Mas como eu disse, está tudo bem. Tudo certo. Ninguém pode, e nem consegue, obrigar o outro a ter a sua compreensão ou a entrar na mesma frequência que você, se ela não quiser fazer isso por si mesma.

Cada um tem seu tempo e seu momento. Cada um tem o seu processo e a sua hora. Se aqueles que um dia foram seus melhores amigos, mas agora não mais te preenchem, não aceitam, não entendem a situação, e ficam chateados com você, está tudo bem. Infelizmente, ou felizmente, não controlamos as pessoas. E isso é um processo mental de cada um.

O ser humano tem uma péssima mania de querer controlar o outro. De querer entender tudo e de não aceitar que somos e estamos sempre em evolução e mudança.

Em algum momento, aquelas pessoas vão te entender e vão passar a ver as novas cores que você já começou a enxergar.

Estamos entrando em um tempo de mudanças e transformações. Isso tem vários nomes: regeneração, 4ª dimensão, Era do amor... Chame como quiser. O que importa, verdadeiramente é que a mudança já está aí. Já está acontecendo.

Não se sinta mal por não ter mais as antigas vontades, ou não querer mais conviver com determinadas pessoas.

Parece meio duro de dizer, mas as vezes aquelas pessoas e situações que antes eram boas pra você (no seu antigo nível de consciência), agora vão te estagnar e atrapalhar o seu caminho evolutivo. Mas ainda assim a gente quer o bem daquelas pessoas. Só que vamos ter que esperar o tempo delas e que elas, por si mesmas, despertem para isso e despertem as suas consciências. Sem forçar. Sem pressão. Tem que ser natural. Como foi com você.

Ninguém fica sem oportunidades. Quem perder essa, esse novo ciclo que está começando, mesmo que demore mais um pouco, vai receber outra chance. As oportunidades de melhorar e evoluir estão ao nosso redor a todo momento.

Só devemos lembrar que, o quanto antes despertarmos pro que importa de verdade, menos sofrimento e dor teremos nesse lindo processo que se chama vida.

Karime B Pelegrine
Enviado por Karime B Pelegrine em 26/07/2017
Código do texto: T6065251
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.