Uma breve reflexão sobre as artes visuais

Exercendo seu papel primordial de signos de linguagens, as artes visuais ou plásticas embora transcenda a existência humana desde os tempos dos hieróglifos passando pelas artes indianas, chinesas, bizantinas, renascentistas, imprensa, arte moderna e contemporânea; em sua abrangência maior do que outras modalidades artísticas, as artes visuais em seu sentido amplo, não é vista de sua real importância social. Isso acontece, porque, não foi implantada nenhuma política pública nos meios de comunicação em massa, capaz marcar com ferrete na consciência a importância das artes visuais em nosso meio, ao contrário das propagandas de cervejas cuja suma importância ultrapassa os índices nas pesquisas do censo cultural.

Em geral, como na arte-educação, teóricos, professores e pedagogos, ausentes de conhecimentos empíricos em que, o exercício de desenhar e pintar ainda são vistos pelos os mesmos como “brincadeiras de crianças”. Esses profissionais não apresentam nenhuma relação de consciência da nobre profissão do desenhista capaz de atingir vários setores sociais, pois, nenhuma máquina, e software jamais poderá substituir o talento inato do artista de criar e atuar em funções como: ilustradores, designers gráficos, arquitetos, urbanistas, chargistas, escultores, e serígrafos. Sendo, assim, os alunos negligenciados de ontem poderiam ser bons profissionais de hoje; os de hoje seriam os profissionais de amanhã se fossem melhores orientados. A prática de desenhar e pintar trabalha com dois lados cerebrais, ampliando redes de sinapses neuronais, ou seja, quem desenha tem facilidades em matemática, por exemplo, e maiores facilidades de raciocínios, corrigindo, assim, déficits de atenção. Tanto na área das ciências humanas, quanto nas ciências exatas, o exercício de desenhar e pintar atua no processo de formação educacional e cultural do indivíduo. Na arte terapia atua na produção de neurotransmissores resgatando a auto-estima através da autorrealização artística.

No campo do audiovisual as mais conhecidas indústrias de produções animadoras são americanas e japonesas como: Walter Disney e a Anime a cultura robótica japonesa. Além de citar uma produção genuinamente brasileira: a Turma da Mônica. Outro indicador muito importante seria através de suas produções artísticas, auxiliados por curadorias nacionais e internacionais, artistas representarem o Brasil se destacando em salões de artes ganhando prêmios como: Certificados, troféus e medalhas que não são privilégios exclusivos dos esportes. O proponente deste projeto poderia ficar horas e horas descrevendo listas de indicadores e referencias que ganharam a vida com um simples rabisco no papel, portanto, é necessário que o estado tome consciência disso e deixe um pouco de lado a cerveja e o futebol, passando a ter um olhar promissor para as artes visuais, para que um dia, através de nossas potencialidades, possamos gerar recursos e exportar cultura, ao invés de, muitas vezes, termos que respirar cultura de outros países.

Marcos André Cavalcante Almeida Marco Almèida

Marco Almèida
Enviado por Marco Almèida em 18/07/2017
Código do texto: T6058402
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.