Prefácio***

A História Ambiental brasileira é extremamente rica, recheada de lutas, embates e conquistas que são fruto do envolvimento de dezenas de profissionais e líderes ousados e combativos que dedicaram suas vidas em prol da nobre causa de proteção da natureza.

No entanto, para quem não vivenciou tais momentos de perto fica difícil entender toda a dedicação e empenho necessários para alcançar tais vitórias.

O registro dos bastidores e dos detalhes vividos por aqueles que estiveram à frente pode elucidar e ampliar conhecimentos de como se processam e se consolidam políticas públicas.

Na área ambiental há uma concentração enorme de análises nas biografias do ambientalista José Lutzenberger (1926-2002) e do seringueiro Chico Mendes (1944-1988), com relativa escassez acerca da contribuição de outros profissionais.

Foi pensando nessas questões que me propus a registrar através de um estudo histórico/biográfico a contribuição do Engenheiro Agrônomo Rômulo José Fernandes Barreto Mello (1958-2016) na consolidação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) – principal órgão federal responsável pela gestão do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).

Foram utilizadas diversas fontes documentais (relatórios técnicos, textos jornalísticos, fotos, vídeos etc.) obtidas nos arquivos do Centro Nacional de Informação Ambiental (CNIA) e na internet, além de narrativas e informações pessoais de servidores do ICMBio e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

Ao trabalhar com metodologia e fontes dessa natureza o pesquisador adota conscientemente uma tradição em pesquisa que reconhece ser a realidade social multifacetária, socialmente construída por seres humanos que vivenciam a experiência de modo holístico e integrado, em que as pessoas estão em constante processo de auto-conhecimento (ABRAHÃO, 2003).

Nessa obra não são tratadas abordagens estatísticas, mas sim com resgate das memórias e experiências pessoais e de grupo, com muitas subjetividades, que nos permitam compreender a relação personagem/objeto de estudo (Rômulo Mello/ICMBio), e que também nos possibilitem generalizações analíticas quanto à construção de políticas públicas na área ambiental.

Assim, por meio do resgate e registro da história profissional do ambientalista Rômulo Mello espero valorizar e fortalecer suas significativas contribuições no cenário ambiental nacional.

*** Prefácio da obra “Rômulo Mello: seu legado na consolidação do ICMBio". 60 páginas.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Palmas - TO, Junho de 2017.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 17/06/2017
Reeditado em 18/08/2017
Código do texto: T6029527
Classificação de conteúdo: seguro