SOBRE  A QUESTÃO DOS ASSENTOS ESPECIAIS EM ÔNIBUS, TRENS E COLETIVOS EM GERAL.









 
                              Bom dia caros AMIGOS do Facebook, radialistas integrantes do Jornal Gente da Rádio Bandeirantes AM-FM de São Paulo, emissoras de TV, imprensa escrita, falada e televisada e demais autoridades que possam se interessar pelo assunto.
                              Entendo que as autoridades e empresas de transportes tem obrigação de separar melhor os assentos especiais de tal forma que coíbam peremptoriamente os seus usos por pessoas que não se enquadrem naquelas restrições.
Exemplos:
01 - Colocar  a escrita no próprio assento, no encosto do assento, na lateral do assento e bem acima da cabeça daquele que está sentado os assentos numa cor bem mais colorido no azul, verde ou amarelo-laranja bem forte a seguinte frase: NÃO SENTE NESTE ASSENTO SE VOCÊ NÃO É IDOSO ou PORTADOR DE ALGUMA DEFICIÊNCIA FÍSICA COMPROVADA. O DESCUMPRIMENTO ENSEJA PUNIÇÃO.
02 - Colocar  a escrita no próprio assento, no encosto do assento, na lateral do assento e bem acima da cabeça daquele que está sentado os assentos numa cor bem mais colorido EM VERMELHA, ROXA ou ROSA bem forte a seguinte frase: NÃO SENTE NESTE ASSENTO SE VOCÊ NÃO É IDOSA, NÃO CARREGA UMA CRIANÇA DE COLO (MENOS DE 04 ANOS), NÃO É GRÁVIDA COM MAIS DE três MESES DE GESTAÇÃO (SUJEITO À COMPROVAÇÃO) ou PORTADORA DE ALGUMA DEFICIÊNCIA FÍSICA. O DESCUMPRIMENTO ENSEJA PUNIÇÃO.
                              Acredito que assim acabam as dúvidas. Os usuários só sentarão nesses assentos estando enquadrados nas exigências ou se forem analfabetos. Nesse caso sempre haverá alguém pra orientar e fazer cumprir a lei.
                              Da forma que está atualmente as pessoas muitas vezes sentam nesses assentos mal sinalizados, com o seu corpo escondem as exigências, além do que nada temem, como foi o caso de uma passageira do metrô que além de estar usando inadequadamente o assento agrediu com palavras uma idosa que queria fazer uso do seu lugar por direito. E nem pediu por educação, as pessoas pediram por ela.
                              O que vocês acham? Abraços.


CLEMENTINO, poeta e músico de São Sebastião – SP/BR., falando diretamente de Guarulhos - SP