Discurso Recepcionando o Senhor Bispo Em Jampruca

Era Abril de 1963.

Meus Senhores, Senhoras e Senhoritas! Louvado Seja NS Jesus Cristo!

Em nome da Liga Católica Apostólica Romana, Jesus Maria José,vos saúdo o nosso Reverendíssimo e Digníssimo Senhor Bispo da Diocese de Teófilo Otoni, Dom Quirino Adolff Scmitz.

Em nome da Liga eu vos saúdo o nosso Reverendíssimo vigário Frei Agatângelo de Sortino.

Em nome da Liga saúdo os Reverendíssimos Padres aqui presentes.

Em nome da Liga, saúdo esta multidão aqui presente.

Estamos aqui para receber e prestigiar o nosso Reverendíssimo Senhor Bispo. Estamos aqui não só pelo seu prestígio, cultura e intelectualidade, mas sim pelo que representa.

Quantas vezes Vamos de encontro ao ministro da saúde ou da educação para dirigir nossos pedidos, para formular nossas queixas, levar ao seu conhecimento nossos problemas. Pois muito melhor temos aqui o Ministro de Cristo, que veio de encontro a nós para melhor ouvir nossos pedidos e ainda promovendo tão belíssima festa, tão cheia de encanto, tão cheia de esplendor. Queria ser uma pessoa culta para com bonitas palavras descrever esta tão encantada festa da cristandade em nosso humilde lugar.

Não sou pessoa de preparos intelectuais, mas com um pouquinho de esforço transmito-lhes meu pensamento. Meu principal objetivo é sobre o aproveitamento espiritual nestes quatro dias. Nestes dias nós vamos aprender amar a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a nós mesmo. Quantas vezes, nós sem sabermos ofendemos o próximo com uma palavra, ou com um gesto, e até mesmo com um pensamento. Quantas vezes ofendemos o próximo com o orgulho; olhando-o com desdém, julgando ser superior a ele, criticando seu traje maltrapilho, não dando atenção a sua pessoa, criticando seus atos, rindo do seu aleijo, da sua pobreza e até mesmo esquecendo que ele é um cristão e patriota como qualquer outro irmão em Cristo.

Quantas vezes ofendemos o próxima com a inveja, desejando prejuízo em seu comercio, atrapalhando seus negócios, querendo adquirir por meios ilícitos seus bens, querendo sempre dar manta.

Quantas vezes ofendemos o próximo com o furto, furtando-lhe no peso, na medida, na qualidade. Furtando-lhe até mesmo sua fé cristã.

Quantas vezes ofendemos o próximo difamando sua família, ensinando palavras e gestos obsenos aos seus filhos. Varias são as circunstâncias que nós todos os santos dias ofendemos o próximo.

Se nós fazemos tudo isso, estamos amando a Deus? Não!... Francamente, não tenho capacidade para dar explicações sobre estes pecados. Apenas dei a entender o meu ponto de vista sobre o que disse aqui no princípio; “ Vamos aprender amar a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a nós mesmos”. Este pensamento da Lei de Deus precisa ser bem estudado.

Nós, nesses dias vamos tirar nossas dúvidas, fazer nossas perguntas,vamos fazer nossos apelos. Vamos procurarmos, compreendermos e conhecermos mais nas coisas de Deus, para que um dia possamos gozar às delicias do Céu.

Peço desculpas ao povo e às autoridades eclesiásticas aqui presente as faltas e os erros cometidos nestas resumidas palavras.

Quero pedir a todo este imenso povo para dar vivas e bater palmas bem alto. Peço o máximo de entusiasmo.

Viva Cristo Rei!

....Viva Nossa Mãe Maria Santíssima!

....Viva o Papa João xxiii!

....Viva Dom Quirino!

.... Viva Frei Agatângelo!

....Viva os Padres aqui presentes!

....Viva a Liga Católica Jesus Maria José!

....Viva O apostolado da Oração!

.... Viva o povo de Jampruca!!!

Observação: na terra de cego quem tem um olho, é Rei. Sobrou para mim; escrever e ler o discurso, para recepcionar o Bispo. Claro, o vernáculo foi maltratado. Escreveria hoje um pouquinha melhor com ajuda do Google.

Lair Estanislau Alves.