Hierarquia de prioridades

Nesta constante busca por triunfo sobre tudo e todos que caracteriza o século XXI e seus contemporâneos, os indivíduos renunciam suas liberdades, inclusive sua integridade como ser, para provar a si e a alheios, sua suposta superioridade.

Uma vez que o critério dominante seja o econômico, não surpreende que os homens ao se lançarem nas digladiações da vida, tentem reprimir qualquer dependência que possa vir por atrasá-los. São estes, por exemplo, os sentimentos, submetidos à inflexível postura de soberania.

No estado de natureza de guerra dos homens, o indivíduo há de colocar no topo de sua hierarquia de prioridades o próprio bem, de forma excludente, pois, se ele deixar-se a própria mercê da sorte da rara boa vontade alheia, o que lhe restará além da ruína do acaso?

Como prega o poeta Augusto dos Anjos: o homem, que vive entre feras, sente também a necessidade de ser fera. O ser, ao subir os degraus da vida, há de buscar não eliminar seus semelhantes ao buscar seu lugar ao sol.

Hermes Custódio
Enviado por Hermes Custódio em 09/03/2017
Código do texto: T5936072
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.