OS 50 ANOS DA ACADEMIA LUSO-BRASILEIRA DE LETRAS

Quando, há cinco décadas, um dileto grupo de idealistas tomou por objetivo a criação desta Academia teve o mérito de escolher vinte e cinco grandes nomes das letras portuguesas e vinte e cinco expoentes das letras brasileiras para serem os patronos das cadeiras que a constituem. Os ilustres acadêmicos, que ao longo desta já longa jornada tiveram a honra de ocupar tais lugares, sempre souberam corresponder de forma admirável à missão que lhes foi confiada, defendendo e promovendo a cultura da língua, da literatura, das ciências e das artes no Brasil e em Portugal, contribuindo de forma exemplar, para a aproximação cultural das duas pátrias irmãs. Tais desígnios foram alcançados graças ao empenho, à dedicação, ao amor à cultura e aos princípios que sempre nortearam os trabalhos desta casa de pesquisa e de respeito às nossas origens. Muitos foram os oradores que aqui vieram trazer o seu contributo e nos brindar com o saber e sua experiência, muitos foram os momentos de grandeza acadêmica aqui vivenciados e que nos deixaram embevecidos. Muitas foram as oportunidades de encanto poético e de enlevo em que nos transportamos a outros mundos e nos encantamos com o poder das palavras. Muitas foram as oportunidades de conhecimento científico, histórico e político que nos fizeram ver, com outra dimensão, o mundo atual e a nossa importância no concerto das nações.

Seria imperativo que a Academia Luso-Brasileira de Letras trouxesse, em seu Jubileu de Ouro, alguém que pudesse consolidar e representar toda a importância deste já, longo e reconhecido trabalho realizado em prol da cultura luso-brasileira, recaindo essa escolha num convite dirigido ao Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, na pessoa de sua Presidente, Sra. Doutora Ana Paula Laborinho, para nos proferir a oração oficial desta noite, por tudo o que essa instituição representa e por tudo o que tem desenvolvido em prol da divulgação e do ensino da língua portuguesa no mundo.

Entre as atribuições que o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua possui sob sua responsabilidade destacam-se a execução de ensino e divulgação da língua e cultura portuguesa no estrangeiro, assegurar a presença de leitores de português nas universidades estrangeiras, bem como a gestão da rede de ensino de português no estrangeiro a nível básico e secundário. Cabe também a esse instituto conceber, promover, propor, apoiar e executar a produção de obras e projetos de divulgação da língua e cultura portuguesas no estrangeiro. Trata-se de um órgão importantíssimo e que, ao promover o ensino e a divulgação da nossa língua no mundo, estimula de forma indireta, mas equânime, a economia e a política de integração entre os países de língua portuguesa, entre outros, reforçando o papel da língua num espaço de crescente competitividade internacional.

Lamentavelmente, no final da tarde de ontem, recebemos a informação da impossibilidade da presença da ilustre mestre da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, à nossa solenidade. Por razões imperiosas de saúde a Sra. Doutora Ana Paula Laborinho não pode nos brindar com sua importante palavra, ausência que sinceramente lamentamos, desejando-lhe pronto restabelecimento.

Ao recebermos a missiva da impossibilidade da vinda da ilustre oradora, que preside o Instituto Camões desde 2010, entidade que teve a sua denominação e estrutura alteradas em 2012 quando passou a designar-se Camões – Instituto da Cooperação e da Língua fomos informados que a mesma se fará representar pelo nosso especial amigo, S. Excia. o Sr. Embaixador Nuno Belo, Digníssimo Cônsul Geral de Portugal no Rio de Janeiro que, em seu nome, fará um pronunciamento alusivo a esta data festiva.

Nesta ocasião em que a língua portuguesa vem atingindo patamares nunca antes alcançados em inúmeros fóruns internacionais e a sua inclusão como língua oficial junto à Organização das Nações Unidas está em vias de ser alcançada, não poderia haver melhor oportunidade para ouvir a palavra do Instituto responsável pela divulgação e promoção da língua portuguesa no estrangeiro, de grande importância para todos nós, acadêmicos de língua portuguesa, que procuramos no nosso quotidiano, somar esforços em nossa luta em prol da cultura para alicerçarmos a construção de um altar lingüístico da pátria, pátria maior na qual estão inseridos todos os falantes de língua portuguesa.

Muito obrigado.

. Eduardo Neves Moreira

Acadêmico Titular da Cadeira nº 34 da Academia Luso-Brasileira de Letras