DISCURSO FEITO NA CÂMARA- CERIMÔNIA DE POSSE - PREFEITO E VEREADORES

Boa tarde a todos!!!

Gostaria de dizer que não irei me delongar, mas quero deixar algumas palavras a cada representante eleito que neste momento inicia uma nova etapa em suas vidas e concomitante à construção de uma nova Maranhão.

Quero Parabenizar a cada representante Eleito pela confiança que lhes foi outorgada pela população maranhese, principalmente aos que foram reeleitos, o que é sinal que, de alguma forma, vocês contribuiram para a melhoria de nossa cidade. Considerando a função do Politico, que é governar para o povo e em prol do bem comum, e as várias transformações que nosso país vem passando, que afetam diretamente a vida de cada munícipe, no hoje e no amanhã, é que venho neste momento citar um trecho de Rui Barbosa, de 1914, em um discurso ao Senado, e que mesmo sendo feito há tanto tempo se torna muito atual quando, hoje, se vê um Brasil destruído pela imoralidade na política e a Justiça muitas vezes sentada no mesmo pântano:

“A falta de justiça, Srs. Senadores, é o grande mal da nossa terra, o mal dos males, a origem de todas as nossas infelicidades, a fonte de todo nosso descrédito, é a miséria suprema desta pobre nação.

A injustiça, Senhores, desanima o trabalho, a honestidade, o bem; cresta em flor os espíritos dos moços, semeia no coração das gerações que vêm nascendo a semente da podridão, habitua os homens a não acreditar senão na estrela, na fortuna, no acaso, na loteria da sorte, promove a desonestidade, promove a venalidade, promove a relaxação, insufla a cortesania, a baixeza, sob todas as suas formas.

De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto.”

Diante deste trecho tão marcante do discurso de um homem que tanto contribuiu para o desenvolvimento do país, e que ficou como um mito da história por suas ponderações e contribuições no âmbito da política e no âmbito jurídico por uma luta de fato, com persistência na ação política em defesa da construção de uma sociedade politicamente livre e democrática, economicamente desenvolvida e socialmente justa, é que ele permanece nos dias atuais inspirando um número crescente de pessoas.

Sugiro ao Senhores que tenham como inspiração para esses quatro anos que vem por aí homens como Rui Barbosa, que deixaram legado para o mundo, por seus atos memoráveis, e não por serem figuras importantes. A nossa cidade não precisa de políticos assistencialistas, precisa de políticos comprometidos, corajosos e capacitados, e responsáveis, que se preocupam com a cidade e não apenas com o pequeno grupo que o Elegeu. Temos que ter sonho grandes, e ser proativos no sentido de torná-los realidade, sabendo que tudo que fizermos hoje e neste mandato ficará para história da cidade, e pergunto a vocês: como querem ser lembrados? Como querem ser lembrados pelo povo? Precisamos ambicionar coisas maiores, e precisamos ter atitudes maiores, sair do nosso comodismo e arregaçar as mangas. Há uma frase da Madre Tereza de Calcutá, que diz: “Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota.” Senhores, vocês, agora, são muito mais que uma gota; vocês são agentes potenciais de transformação, motivação, influência e de mudança, e por isso, precisamos acreditar em uma coisa mais do que todas as outras - acreditar na Mudança! E é acreditando nesta mudança que estou aqui e encerro a minha fala, dizendo que não vai ser fácil, mas que é possível e só depende de vontade e de proatividade para colocar em prática projetos visionários que darão uma cara nova a nossa cidade, e um motivo a mais para o sorriso e a alegria não só de cada munícipe maranhense mas principalmente a cada um dos Senhores. Deixo ainda uma frase de Rui Barbosa, que diz: “Maior que a tristeza de não ter vencido é a vergonha de não ter tentado!” E pra finalizar, deixo o mandamento do maior Mestre de todos os tempos, que disse: “Amarás o Senhor teu Deus sobre todas as coisas, de toda tua alma e de todo o teu entendimento e o teu próximo como a ti mesmo.

Agora é com vocês! Muito Obrigada,

Scheyla Soares de Almeida – 01/janeiro/2017.