DISCURSO

Discurso proferido na entrega do prêmio literário da Academia Feminina Mineira de Letras - AFEMIL (Belo Horizonte, MG), em 24 de novembro de 2016, em parceria com a Universidade Livre da Academia Mineira de Letras, referente ao Concurso Literário Internacional lançado pela AFEMIL em set/out de 2016.

Maria Teresa Marins Freire: segundo lugar dentre 80 crônicas. Total de 150 textos enviados entre contos, crônicas, ensaios e poesias.

________________________________________

Ilustríssima Senhora Presidente da Academia Feminina Mineira de Letras, Dra. Helene Maria Paulinyi

Digníssimos Membros dessa Academia

Prezados Premiados

Senhoras e senhores

Neste momento, aqui, eu quero destacar duas palavras: contentamento e agradecimento. Contentamento quando recebemos a mensagem da Dra. Helene, Presidente da Academia, comunicando nossa premiação. O reconhecimento de que nesses 30 textos, sejam contos, crônicas, ensaios e poesias, o tom foi de preocupação com as ações depredadoras que se desconectam do pensamento solidário que permite convivência humana, animal e com a natureza.

Os premiados aqui presentes, ou mesmo aqueles que não pudeream comparecer, se uniram em torno dessa proposta e, cada um conforme seu estilo, apresentou sua visão sobre esta situação que diz respeito a todos nós. Na minha visão, quero passear pelo planeta e continuar encontrando flores coloridas, árvores frondosas, matas verdejantes, mares e rios translúcidos. A fauna e a flora em perfeita harmonia. Não quero ver detritos. Não quero ver sujeira humana.

A nossa busca por palavras adequadas para defender esta natureza pródiga devastada pelo descaso humano encontrou seu final. Um final feliz. O prêmio. Diverso do que pode acontecer com nosso planeta.

A palavra agradecimento é voltada para Academia por mais esta oportunidade. Não somente por tornar público essas produções significativas como abrir espaço para que textos em uníssono clamem pela defesa do meio ambiente.

Eu pessoalmente agradeço a oportunidade de representar os premiados e dizer que somos gratos por estarmos aqui desfrutando deste momento literário incomparável.

Muito obrigada.

(Maria Teresa Marins Freire).

Tereza Freire
Enviado por Tereza Freire em 28/11/2016
Código do texto: T5837820
Classificação de conteúdo: seguro