O Tempo Passa...Passa!

Todos nós reclamamos da falta de tempo. Parece que o dia encurtou, não tem mais vinte e quatro horas. Ou então vinte e quatro horas já não são mais suficientes.

Existe um ditado que diz: Se queres que alguma coisa seja feita peça a alguém que não tenha tempo! Ou seja, quanto mais ocupada à pessoa, mais tempo arranja para fazer as coisas.

Normalmente a sonolência é contagiante. Basta que fiquemos algumas horas ou alguns dias sem fazer nada para dar ainda mais vontade de nada fazer. Daí é um passo para a depressão e para os males que provém do ócio e da cabeça vazia. Um dos grandes males da atualidade é o enfado.

As pessoas procuram encher sua vida com bastantes afazeres porque sentem um grande enfado quando tem algum tempo disponível. Na verdade não sabem como aproveitá-lo.

O enfado é ainda maior quando a pessoa se aposenta ou diminui repentinamente o seu ritmo de trabalho e constata que não se preparou convenientemente para ocupar de forma útil o seu tempo.

Observando poderemos constatar que no decorrer do dia passa pela nossa mente mil e tantos pensamentos demonstrando com isso a nossa capacidade de pensar e criar. Somos aquilo que pensamos, temos mil e tantas oportunidades de nos organizarmos melhor, de dar mais qualidade ao nosso tempo utilizando o tempo com coisas mais uteis.

Ainda assim quantos de nós ainda pensamos em matar o tempo? Quando pensamos em matar o tempo com qualquer atividade, esquecemos que a nossa vida vai-se escoando, vamos consumindo os minutos as horas e os dias sempre distraídos com coisas menos importantes e deixando para amanhã o que gostaríamos de fazer. Ou o que é pior: Aquilo que a voz da consciência diz que necessitamos fazer.

É importante que nos disciplinemos e que passemos a organizar melhor a vida, procurando administrar sabiamente o nosso tempo, para fazer não só as coisas urgentes como também as importantes. Não perder jamais a perspectiva de que há que existir um equilíbrio entre as quatro necessidades humanas fundamentais (físicas, sociais, mentais, espirituais) merecendo, todavia maior atenção àquela que trata da nossa individualidade do nosso crescimento moral.

Poderemos ocupar o nosso tempo com o trabalho voluntário ao invés de arrumar uma segunda ocupação, remunerada. Há tantas maneiras de ajudar alguém ou alguma instituição.

Cuidemos dos nossos afazeres, cuidemos melhor da qualidade de nosso tempo, deixemos de ficar tanto tempo hipnotizados em frente do computador da televisão, de engolir tanta informação sem conseguir analisar, de ler tantas coisas absolutamente inúteis, de viver sem selecionar os nossos pensamentos, apenas porque a maioria das pessoas fazem isso. Se conseguirmos fazer essa mudança, o tempo terá aumentado significativamente.

VeronicAlves
Enviado por VeronicAlves em 15/10/2016
Reeditado em 31/07/2022
Código do texto: T5792648
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.