GINCANA CORPORAL/ BRINCANDO DE MÍMICA - Tutorial

Uma dinâmica bem antiga, posso acrescentar ainda que é um ótimo passatempo para crianças de até doze anos de idade, no máximo. E somente lembrando, não busco afirmar aqui que sou o autor desta brincadeira, porém, tive a liberdade de adaptá-la e acrescentar algumas regrinhas para um melhor rendimento da mesma.

Consiste basicamente em colocar a criançada para "interpretar" alguns nomes previamente escolhidos, encenando-os através de gestos, expressões corporais e fisionômicas, sem utilizar qualquer tipo de som. Este é, afinal, o conceito fundamental de mímica.

Uma criança por vez, ela terá que fazer com que as demais adivinhem a pessoa, coisa, sentimento ou ação designada pela palavra em questão. Fica terminantemente proibido falar ou fazer uso de objetos para tentar explicar o que se propõe. Apenas através de encenações.

Esta dinâmica pode ser aplicada em casa, na escola, em praças, na rua, em qualquer lugar. Para não tumultuar, selecionar um número limite de participantes, entre cinco e dez meninos/meninas.

Para um melhor desempenho da brincadeira, segue uma lista de sugestões abaixo.

ASTRONAUTA

SENTIR FRIO

BAILARINA

BÊBADO

TOP MODEL

MACACO

ESTÁTUA

ADMIRAÇÃO

TOMAR UM TIRO

COBRAR UM PÊNALTI

PINTOR DE PAREDE

SENTIR DOR

REZANDO

IDOSO

PIANISTA

CANGURU

TOMAR SORVETE

JOGAR BASQUETE

ARCO E FLECHA

SENTIR MEDO

CANTOR

CEGO

SANFONA

MOTOCICLETA

TOURO BRAVO

JOGAR GOLF

CHAVE DE FENDA

JOGAR SINUCA

SERROTE

VIOLINO

SURFISTA

PAPAI NOEL

JOGAR PIÃO

SERPENTE

PESCADOR

LOUCO

ESTILINGUE

BEBÊ CHORANDO

SOLTAR BOMBINHA

COMER MACARRÃO

TOMAR CHOQUE

TRISTEZA

LUNETA

PINGUIM

ALEIJADO

CHICOTE

FAZER COCÔ

JOGAR CAPOEIRA

SENTIR RAIVA

FAZER BARBA