RETIVÍRGULA

A RETIVÍRGULA foi criada pelo escritor MARCOS BARBOSA para simplificar. Observem um texto feito para teatro ou cinema,,,um roteiro,,, ou a transcrição taquigrafada do discurso de um advogado num tribunal,,, ou de um político. Quantas observações são feitas (entre parenteses),,, para expressar apenas um suspense,,, uma ironia,,, ou um sentimento de espanto,,, que não chega a ser uma exclamação, ou outro sentimento do orador,,, que poderiam ser resolvidas com a RETIVÍRGULA...

A RETIVÍRGULA,,, É UMA INOVAÇÃO GRAMATICAL CRIADA PELO ESCRITOR,,, POETA E JORNALISTA Marcos Barbosa. A retivírgula serve para pontuar ou assinalar uma pausa,,, mais prolongada que uma vírgula,,, por exemplo: Ao se transcrever um discurso falado de improviso,,, a retivírgula indica o momento que o orador chamou a atenção com um gesto,,, e neste momento,,, fez uma pausa; quis causar suspense,,, e novamente fez outra pausa; ou para despertar curiosidade,,, acompanhado de algum gesto ou expressão facial; ou também, com o poder da palavra, despertar sentimentos de amor,,, envolvimento com o que está sendo dito,,, ou até mesmo indignação. A retivírgula é usada dentro de um mesmo período,,, na continuidade de uma frase,,, em um contexto onde a vírgula,,, o ponto,,, e a reticência, não são suficientes para expressar os pensamentos e sentimentos do orador,,, escritor,,, ou poeta. Este novo sinal de pontuação,,, não segue as regras da vírgula.

O presidente da ALETRAS,,, Filemon Felix,,, um dos mais destacados professores de Língua Portuguesa no DF, assim se expressou ao tomar conhecimento da retivírgula: " Caro Marcos Barbosa II. Por si só, uma inovação gramatical já merece nossos aplausos,,, sobretudo por se tratar de algo revolucionário e por partir de um confrade da nossa Academia de Letras. Acredito que a sua defesa desse sinal de pontuação é bastante consistente para a incorporação da RETIVÍRGULA no nosso léxico. Como professor e escritor, recebo de bom grado essa inovadora proposta. Não tenho, no entanto, autoridade filológica para julgar essa criação. Espero sim,,, que a Academia Brasileira de Letras acolha essa proposta inovadora e louvável. Um fraterno abraço, confrade, e parabéns pela bela iniciativa."