20 de Novembro:
Um dia que não precisava existir
 
Na minha concepção essa data de 20 de Novembro, da Consciência Negra, não precisava existir. Se ela foi criada é por que de uma forma ou de outra temos sido faltosos para com os nossos irmãos negros. Dia da conscientização não só da raça negra, como de qualquer raça era pra ser todos os dias, toda hora, em todo os momentos.
Sinto-me incomodado ao saber que no ano de 2003 essa data virou lei, passando a existir no calendário escolar e sendo obrigatório estudo visando difusão da História do Negro. Mas a minha pergunta é a seguinte: Será que antes desse tempo o negro não existia?
Ah meu Deus como pode ser possível em pleno século XXI, saber que ainda é latente o preconceito racial. Como pode um ser-humano dotado de faculdade mental agir assim de uma forma tão desprezível, tão mesquinha e tão desumana.
Quando eu era pequeno achava que o preconceito racial existia apenas nos países estrangeiros. Por que na minha mente isso nunca existiu. Eu fui criado no meio de amigos e amigas negras. Nunca tive problema com isso. Mas a medida que o tempo ia passando fui vendo que o racismo, também era uma realidade brasileira. Quando eu andava com minhas amigas negras, ocasionalmente era comum alguém chegar perto de mim e fazer a seguinte indagação: “por acaso você está transando com aquela negra”, aquilo me deixava incomodado e partia o meu coração.
Atualmente tenho grandes amigos negros, entre eles o Jefinho, amigo esse que já fiz várias vezes a declaração que eu o amo e olha que sou hétero, mas o afeto, carinho e respeito que tenho por ele é tão grande que nem o machismo me impediu de olhar pra ele e dizer eu te amo.
Outra pessoa encantadora, divina que também é minha amigona é a Rosa. Quantos momentos bons eu já tive a oportunidade de passar na presença dela. Se eu fosse racista, teria sido privado dessas ocasiões. Pois saiba minha amiga que amo e sempre amararei a sua amizade. E além deles, tantos outros que ficaria aqui um bom tempo citando.
Se não fosse esses gigantes, o que seria do futebol, do basquetebol, do velocismo, do golfe e tantos outros esportes onde os negros simplesmente arrazam.
O preconceito é fruto de um coração desprovido de Deus, por que se estivéssemos atentos ao maior mandamento de Cristo, jamais isso iria acontecer no nosso meio, e ele afirma o seguinte: “Amarás a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo”.
Então é por causa de tudo isso que digo, se temos que ter dia pra conscientizar, é porque certamente temos sido falhos para com vocês, meus irmãos negros, e estou aqui humildemente para pedir-lhes desculpas, por que lamentavelmente esse preconceito jamais era pra ser concebido.

 


 
Simplesmente Gilson
Enviado por Simplesmente Gilson em 20/11/2017
Reeditado em 02/05/2018
Código do texto: T6177346
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.