"Somos Incorruptiveis!"

Depois que assisti à novela "O Outro lado do Paraíso" (estou gostando muito, principalmente dos papéis vividos por Lima Duarte, Fernanda Montenegro, Glória Pires e, claro, a atriz que faz a anã que é rejeitada pela mãe (está maravilhosa). Desliguei a tevê e foi contiar a ler o novo romance de Padura, "Hereges" (arretado), mas a vista não ajudava, então religuei a máquina de fazer doido e estava passando umprograma sobre a Dinamarca.

Não me arrependo de tê-lo assistido, mas fiquei com vergonha do Brasil. Apesar daquela frase da peça famosa de Shakespeare, onde Hamlet diz, "Há algo de podre no Reino da Dinamarca!", hoje isso parece ma piada. Não há absoltamente nada de podre na Dinamarca. Pelo contrário, não há nenhuma sujeira nem no campo moral e nem no que concerne ao meio ambiente, muito menos em relação à desigualdade social.

Mais: é um país feliz. Extremamente feliz. Não tem nem engarrafamento de trânsito, a pririodade de transporte é a bicicleta. E o rspeito pelo meio ambiente pe total. Pelo que entendi o que gerou sse avanço em qualidade de vida e equilíbrio social foi a educação. É o pilar do país, seu esteio, sua base. Foi a educação que criou a cultura sadia e ética, fi isso que atornou o país mais feliz do mundo. Um país, pasmem, onde não há desperdício de alimentos e nem falta deles. Um pais, pasmem outra vez, onde não ha marajpas. Mais: a Dinamarca é um país - isso me estarreceu - em que o povo acredita no Estado. Lá não há podres poderes. Os poderes anao brigam, não são vaidosos, nem inoperantes e irresponsáveis e nem há poder corrupto. Na Dinamarca, qualkquer brasileiro menos informado vai rir, não há corrupção, pode-se deixar a porta da casa aberta.

Mas o que mais me impressionou e envergonhou foi uma frase pronunciada por ma senhora que epe encarregada do setor de alimentos orgânicos, com muita simplicidade ela disse suavemente: "Nós somos incorruptíveis!". E é verdade.

Fiquei fascinado com a maneira como se educam as crianaçs naquele país, desde a tenra idade eles começam por aprender a apreender com a natureza, aprendem em parques, florstas, recantos ecológicos. Lindo. Também me fascinou o fato da casa de um lixeiro possuir a mesma simplicidade e aconchego que o interior de um pal[ácio onde reside uma princesa. Tudo simples, aconchegante, necesário e sem nenhum toque de sofisticação e modismo imbecil.

Se no futebol perdemos de 7 x 1 para a Alemanha, no campo da igualdee social, qualidade de vida, educação e o escambau perdemos de 1.000 x O para a Dinamarca.

Não devia ter asistido ao programa porque redobrou em mim a revolta contra a desigualdade social, os podres poderes, essa avacalhação que hpa no Brasil. Que inveja da Dinamarca. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 18/11/2017
Código do texto: T6175413
Classificação de conteúdo: seguro