QUAL O VALOR DE UMA OBRA DE ARTE

As obras de artes suscitam polêmicas e incitam pensamentos diversos. Ao longo da história da humanidade elas têm influenciado gerações com as nuances de suas impressões. A Vênus de Willendorff, considerada a mais primorosa e primeira estátua do Paleolítico a ser descoberta, impressiona os esteticistas contemporâneos por suas dimensões, contornos e estilo singular. Essa obra desafia os padrões da época e mexe com a imaginação de antropólogos e historiadores da arte.

Entretanto, as artes pictóricas são as que mais se encontram no centro das discussões por estimular ideias e contendas. A FAMÍLIA SAGRADA marca uma era e identifica toda uma cultura religiosa até os dias atuais. Os CAMPOS DE CENTEIO e A NOITE DE ESTRELAS provocam frisson nos historiadores da arte, como nos observadores, tanto pelo gênero impressionista como foi produzido, como pelo deslumbramento visual capaz de inspirar pensamentos ao longo dos séculos.

Monalisa, a Virgem de olhos matreiros e sorriso enigmático, conseguiu a façanha de se alongar pelos séculos e atravessar milênios, estimulando culturas e modificando mentalidades.

Se a obra mais famosa, e a mais predileta de Leonardo, encantou gerações, suscitou discussões de filósofos, antropólogos e historiadores, é uma pintura menos conhecida – SALVATOR MUNDI - que vem causar reboliço, não por suas características pictóricas, pela capacidade mentais de manipular culturas, mas pelo valor monetário de quase meio bilhão de dólares como foi arrematada num leilão.

Portanto, leva a pensar, o que faz valorizar monetariamente uma obra de arte.

Joel de Sá
Enviado por Joel de Sá em 17/11/2017
Reeditado em 20/11/2017
Código do texto: T6174771
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.