Discriminação contra os pretos e pardos

Não se trata dedenúncia do PSOL ou de qualquer agrupamento da esquerda, mas de dados divulgados pelo IBGE da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), divugada hoje.

Segundo ela, dps 13 milhões de desempregados no terceiro trimstre neste ano, 8,3 milhões eram pretos e pardos.

O Coordenador do IBGE, u dos responsáveis pela pesquisa, Cimar Azeredo, disse sobre esses dados: "Aspessoas pretas e pardas estão sempre em desvantagem no mercado de trabalho, desde a inserção a depois de se inserir. São desigualdades que a gente conhece, mas é bom sempre lembrar".

A situaçao de desemprego ds pretos e pardos contrasta com os números do mercado de trabalho. De acordo com o IBGE, esta parcela da população representa mais da metade dos trabalhadores brasileiros (53%).

Outro comentário do Coordenador Cimar: "Estamos falando de uma população de origem afrodescendente, que entrou no país através da escravidão. Em 100 anos de libertação, os escravos e essa pesquisa mostra desigualdade ainda expressiva no país". Mais: "Muitos não têm acesso a escola e educação, isso tem consequências diversas. E o poder compra dessa populção acaba sendo menor".

Mas há ainda algo estarecedor nessa pesquisa: Segundo o IBGE, pretos e pardos recebem em média, 1.531 reais, quase a metade dos brancos, 2,757 reais. Também é muito menor o número de pretos e pardos com carteira assinada. Mais de um quarto de pretos e pardos está ocupado com conta própria, o que indica o trabalho informal.

Uma pergunta não pode calar: se o trabalho escravo voltar quem vão ser os oficialmente escravizados? Nao vamos colocar panos quentes: esses dados envergonham o país. Somos um país onde a discriminação a pretos e pardos é um fato conumado. Uma vergoha nacional. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 17/11/2017
Código do texto: T6174720
Classificação de conteúdo: seguro