Victor Hugo e o hipócrita

Acho que vivemos um momento muito difícil, marcado por uma grave crise política e de avacalhação dos valores éticos e morais. Mais: acho que todos, todos mesmo temos culpa por essa crise, do nascedouro até o presente. Fomos de certa forma coniventes, acomodados, frouxos. Por isso somos vítimas dessa agonia e nos sentimos envergonhados mas cadê coragem para reagir? Mas os mais culpados são os hipócritas, aqueles que de fato poderiam ter agido e nao o fizeram, prefriram tirar vantagens. Odeio os hipócritas de todos os níveis. Um grande pensador, Rochefoucauld, disse que a hipocrisia era uma homengaem que o vício prestava à virtude. Faz sentido, mas prefiro o que escreveu Victor Hugo no romance "Os Trabalhadorees do Mar":

"Ter mentido é ter sofrido. O hipócrita é um paciente na dpla acepção da palavra: calcula um triunfo e sofre um suplício. A premeditção indefinita de uma ação ruim, acompanhada por doses de austeridade, a infâmia interior temperada de excelente reputação, enganar continuadamente, nao ser jamais quem é, fazer ilusão, é uma fadiga. Compor a candura com todos os elementos negros que trabalham no cérebro, querer devoraros que o veneram, acariciar, reter-se, reprimir-se, estar sempre alerta, espiar constantemente, compor o rosto do crime latente, fazer da deformidade uma beleza, fabricar uma perfeição com a perversidade, fazer cócegas com o punhal, por açúcar no veneno, velar na franqueza do gesto e na música da voz, não ter o próprio olhar, nada mais difícil, nada mais doloroso. O odioso da hipocrisia começa obscuramente no hipócrita. Causa náuseas beber perpetuamente a impostura. A meiguice com que a astúcia disfarçaa malvadez repugna ao malvado, continuadamente obrigado a trazer essa mistura na boca, e há momentos de enjôo em que o hipócrita vomita quaase que o seu pensamento. Engolir essa salivaé coisa horrível. Auntai a isto o profundo orgulho. Existem horas estranhas em que o hipócrita se estima. Há um eu desmedido no impostor, o verme resvala como o dragãoe como ele retesa-se e levanta-se. O traidornão é mais que um déspota tolhido que não pode mais fazer a su vontadesenão resignando-se ao segundo papel. É a mesquinhez capaz da enormidade. O hipócrita pe um titã-anao".

Seria bom quem é hipócrita ler e refletir sobre o texto. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 16/11/2017
Código do texto: T6173841
Classificação de conteúdo: seguro