Portinari- Guerra e Paz.

         O nosso grande pintor, cândido Portinari , pintou dois enormes murais ( 14m x 10m),na sede da ONU , nos EUA, entre 1952-56, uma encomenda do governo americano.
         Ele já era conhecido no mundo, tem murais no museu de Hiroshima( Japão), em Genebra, em Oslo, e várias partes do mundo. Foi premiado em Paris pela sua maravilhosa exposição.
          No dia da inauguração na ONU, ele não esteve presente, pois os EUA queriam que ele pedisse um visto de entrada, e ele se recusou, alegando que deveria receber um convite para o evento, afinal ele era o autor da obra.
          O Itamarati bem que tentou junto ao governo americano, talvez hoje tivesse conseguido, mas há sessenta anos as coisas eram diferentes.
           Portinari era um homem de paz, sempre foi. Ele só disse ; " Será que eu represento algum perigo , nem de política entendo, sou apenas um pintor, e nada mais ".
           Ele sempre foi o "menino" de Brodowski, a sua cidade natal, no interior de São Paulo.
          Até que ponto chega a arrogância de um país ?!  Inauguraram o painel, que é mundialmente conhecido, belíssimo, sem o pintor. Chega a ser triste !
          Algo como não chamar a Michelangelo para a inauguração pública do afresco  na Capela Sistina.
            Estou exagerando ?
        

 
Aragón Guerrero
Enviado por Aragón Guerrero em 16/11/2017
Reeditado em 17/11/2017
Código do texto: T6173824
Classificação de conteúdo: seguro