SABENDO USAR O DOM DA COMUNICAÇÃO

O dom da comunicação é algo muito precioso para ser mal empregado...

Vamos saber como usá-lo adequadamente...

Osculos e amplexos,

Marcial

SABENDO USAR O DOM DA COMUNICAÇÃO

Marcial Salaverry

É preciso entender que aquele que recebeu o dom da comunicação, que consegue escrever o que lhe vai n'alma, que consegue transmitir seu conhecimento, tem quase que a obrigação de dividir seu talento, seja poeta ou prosador, pois é algo impossível de segurar em seu interior. Escrever é como que uma necessidade vital para um escritor com talento inato. Ao invés de se exaurir, parece que ganha mais vitalidade à medida que escreve, à medida que deixa seu talento fluir.

E, claro, se escreve, é para divulgar, para espalhar aquilo que o talento que recebeu lhe faculta fazer, por menor que seja seu lugar ao sol, eis que sempre haverá alguém que seja atingido pelo seu texto. Sempre haverá quem o leia. E se beneficiará com o que ele escreveu.

Claro que sempre será compensador, porque sempre haverá alguém que acabará agradecendo ao autor que escreveu aquele texto que lhe "caiu como uma luva"...

Por exemplo, sinto-me gratificado quando uma pessoa só, diz que um de meus textos serviu-lhe como uma luz. Apenas esse comentário já me fez sentir que compensou havê-lo escrito.

Seria um crime de lesa-arte se os escritores apenas guardassem para si seus escritos, pois o talento e sensibilidade de quem escreve, deve ser divulgado aos quatro ventos. Guardá-los egoisticamente só para seu deleite, seria imperdoável. Escrevendo, deve divulgar. Sempre haverá pessoas que se beneficiarão do que escreve. Por vezes, sua vida poderá receber influência benéfica de um texto escrito.

Devemos saber justificar nossa passagem pelo mundo, pois estamos aqui para viver, enquanto vivos estivermos. E tudo aquilo que nos for facultado fazer para iluminar algum caminho, ou para ao menos minimizar a dor alheia, poderemos e deveremos fazer. Se escritores somos, deveremos escrever com esse objetivo. Sempre haverá quem se sinta ajudado por um texto nosso. E isso já é muito gratificante. Embora o peso possa ser grande, repito que basta uma só pessoa sentir-se ajudada, e pronto, já teremos compensado todo nosso trabalho.

Se alguém tem talento, deve continuar. E sempre estando certo de que, embora anonimamente, muitas pessoas sofrerão influência de seus textos. Quase nunca falam. Mas muita gente se sente ajudada. Um amigo, voluntário ceveviano, confidenciou-me que eles usam muitos textos colhidos na Internet para atender aos consulentes que buscam a CVV. Talvez um texto seu tenha colaborado para salvar uma vida. Já pensou como isso é gratificante? Se o Amigão deu esse talento enorme, com certeza é para ser usado e distribuído.

Concordo que a maioria do povo não se interessa muito pela leitura. Mas sempre haverá quem se interesse. E esse alguém sempre merecerá a atenção de quem escreve.

Infelizmente sempre existirão pessoas que tentarão atacar escritores, acusando-os de tentar manipular a opinião pública, de tentar induzir os leitores a seguir esta ou aquela linha política ou literária. Sobre isso, não gosto muito de comentar, pois é uma atitude muito mesquinha de quem procura apenas e tão somente destruir aqueles que lhe possam fazer sombra, esquecendo-se de que o sol nasceu para todos... E se sobrevivemos à tempestade, aproveitemos a luz das estrelas, para seguir percorrendo nosso caminho. Parar, estagnar... Por que? A vida segue, e assim, vamos segui-la...

Viver enquanto vivos, sonhar para idealizar sonhos, amar enquanto pudermos e fazê-lo sem reservas, pois o melhor dos rumos é sempre em frente... Deixar para morrer, apenas quando chegar a hora, não devemos nunca chamar a morte, pois seria covardia.

Façamos nossa parte nesse sentido. Não fazendo mal a outrem, procurando amar a quem amamos, ajudando a quem pudermos, esse é o sentido da vida. Certas situações cujas soluções fogem de nosso alcance, certamente não poderemos resolvê-las, portanto, não deveremos nos atormentar com elas. Lamentá-las é uma coisa, mas nos desesperarmo por não poder solucioná-las é outra. Além de não resolver, poderemos criar outro problema. Ponderação é a tônica.

Falam no Dia Internacional da Poesia, mas todo dia é dia para uma poesia, e se bem analisarmos, todo e qualquer texto escrito tem um fundo poético, pois sempre estará refletindo um ideal, um sonho. Portanto, todo aquele que escreve, é e sempre será um Poeta, mesmo que seu estilo seja a Prosa.

E com esta poética idéia, vamos unir nossos corações, para que todos tenhamos UM LINDO DIA.

"Poesia transforma a vida,

deixando-a sempre,

melhor para ser vivida...

Marcial Salaverry"

Marcial Salaverry
Enviado por Marcial Salaverry em 15/11/2017
Código do texto: T6172329
Classificação de conteúdo: seguro