Proclamou-se a República.

                    O que vem a ser uma República em sua essência ?

                    Respondo ; um governo que interesse a todos, onde não se define um regime. Elegem-se delegações e se põe uma ordem às coisas para o bem comum. Algo assim !
                      Os estudantes que estão longe de casa formam suas repúblicas, uma casa ou apartamento onde organizam tarefas e descansam, mas também pode se tornar uma esbórnia ou um bom lugar, vai depender deles mesmos. Medindo as devidas proporções, a palavra se mantém nos dois casos.
                      Precisamos unir os fatos , a lei Áurea (1888), não deixou de ser uma tentativa monárquica de impedir a República, ou alguém duvida ?
A exaustiva e desnecessária Guerra do Paraguai , que teve tantas perdas, e sangrou também os cofres públicos, em uma sequência de fatos mal explicados, também foi um dos motivos.
                     O principal fato ao meu ver, foi que o Brasil crescia como país, as suas classes sociais se definiam, se industrializava aos poucos, os produtos agrícolas entravam na bolsa, no mercado internacional, nascia uma sede de novos rumos, libertário, moderno , e que exigia mudanças drásticas para não interromper o avanço.
                     A classe média tinha força, havia se fortalecido, detinham o poder econômico, mantinha contato com outros países, trazia novidades, e a monarquia não se dera conta, governava na antiga fórmula patriarcal.

                    Ah, mas houveram várias leis abolicionistas que antecederam a libertação dos escravos...
                   Verdade ! Mas a República também foi se engendrando pouco a pouco, até se tornar um golpe de estado. O Marechal Deodoro da Fonseca ( perna fina, bunda seca), como diziam as crianças do meu tempo, tencionava uma troca do Ministério da Guerra, mas a pressão militar foi tão forte que "Proclamou a República".
                     A família real foi deposta após 67 anos de Império, e rumou para a Europa três dias depois, em 18 de novembro de 1889 . A monarquia havia envelhecido , e mais do que o próprio imperador , D.Pedro II.
                     Deodoro, tomou o Estado provisoriamente , até que houvesse condições de ser feita uma eleição direta no país. Não sei se podemos chamá-lo de primeiro presidente do Brasil, eu acho que não. Ele era um militar de patente, não era nem jovem e nem moderno, e está claro que tomou o rumo mais viável, caso contrário as coisas tomariam um rumo ainda pior, as oligarquias determinavam o que fazer.
                      Tenho simpatia pela figura de D.Pedro II, ele fez muitas coisas pelo Brasil, além de amar este país como poucos, mas a monarquia agonizava aos poucos, pelo próprio e irreversível avanço da humanidade, nada que ele pudesse impedir, mesmo que tivesse acertado mais, ainda assim, seria só uma questão de tempo.



 
Aragón Guerrero
Enviado por Aragón Guerrero em 15/11/2017
Reeditado em 15/11/2017
Código do texto: T6172238
Classificação de conteúdo: seguro