Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

"12 DE OUTUBRO"

     Sparkline 41872
 



     Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2017





     No dia de hoje, 12 de Outubro, em nosso país comemora-se a Santa Nossa Senhora de Aparecida e também o dia das crianças. Mas é claro que em todos os dias de um ano são comemoradas várias efemérides, simultaneamente.
     Mas as duas citadas são as que mais carregam representatividade nesse dia. No primeiro caso, comemora-se o "Dia da Padroeira do Brasil", o que não deixa de ser interessante porque nosso país é dito laico, daí que não deveria parar nesse dia e os trabalhadores deveriam labutar normalmente. Bem como o comércio e a indústria deveriam funcionar de forma comum.
     Já no segundo caso, as crianças são homenageadas nesse dia, onde ganham presentes de seus pais e parentes, representando um dia alegre e feliz. E os parques espalhados pelo país reúnem quantidades extensas de meninos, meninas e seus pais e parentes, transformando essas áreas num lugar de plena felicidade.
     Com o passar dos tempos, as coisas foram e vão mudando, e as tradições também se alteram, a ponto de algumas delas acabarem. O que é muito interessante, também. E no caso da criançada, os pais modernos tem buscado alterar essa condição infantil, colocando sobre elas, responsabilidades acima do que deveriam.
     Desta forma, pode-se entender que as crianças desses tempos modernos já não possuem o espírito da infantilidade. Porque já são obrigadas a agirem de forma responsável, quebrando a harmonia de um tempo maravilhoso que um ser humano tem que atravessar em sua vida.
      Entende-se, por exemplo, que a modernidade alterou e modificou o comportamento das crianças em relação às décadas e séculos anteriores. A tecnologia desenvolveu brinquedos apurados, muito diferentes daqueles que existiram, alterando também os procedimentos que elas têm que promover nesses dias atuais.
      Assim, as brincadeiras e os brinquedos daqueles que consideramos tradicionais, praticamente foram extintos, dando vez e lugar a outros, o que é pra se considerar normal, nesse caso. E o fator puerilidade também já ficou para trás. Hoje em dia as crianças não são tão inocentes como dantes.
       As meninas e meninos de hoje, agem muito diferentes das gerações passadas. No caso das primeiras, logo cedo, entre oito e dez anos, já se veem elas trajarem-se como se já fossem mulheres. Fazendo uso, inclusive, de maquiagem, em muitas das vezes neutralizando a situação infantil. E os meninos, também, já se portam como se adultos fossem, em boa parte das vezes. E ambos os gêneros já nem gostam de serem consideradas crianças, em alguns, ou muitos casos.
        E eis aí a passagem e a mudança dos tempos. E tais situações são imperiosas. Elas se dão sem que ninguém as possa deter, tampouco mudar tal estado de coisas. Aí, é viver a vida, do jeito que ela se nos apresenta nesse nosso cotidiano.
Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 12/10/2017
Código do texto: T6140164
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Aloisio Rocha de Almeida
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil
1855 textos (24737 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 20/10/17 12:28)
Aloisio Rocha de Almeida