Meu Nordeste Brasileiro

Eu nasci no Prado, no estado da Bahia, local que atualmente emancipou, dando origem a cidade da Vereda. Como a maioria das famílias nordestinas, a minha também na década de 1960 migrou para a região sudeste a procura de emprego, e acabamos alicerçando na cidade de Coronel Fabriciano, na região do Vale do Aço, em Minas Gerais.
Devido a essa circunstância, saí muito cedo da minha região natalina, aos quatro anos de idade, e tive pouca oportunidade de conhece-la.
Durante todo o meu aprendizado na escola, fui ensinado que o Nordeste Brasileiro era um lugar de muita seca, muita miséria e muita fome e que a região Sul era considerada a Europa Brasileira. Confesso que ficava horrorizado com as muitas deficiências da minha região.
Mas com o passar do tempo, fui amadurecendo, tive oportunidade de viajar não só pela minha região natalina, como por outras regiões brasileiras. Confesso que fiquei surpreso quando fui morar na grande Florianópolis, na região sul do país e me deparei com uma enorme favela dentro da capital catarinense.
Fui observando que fome, seca e miséria não são apenas peculiaridades da região nordestina, mas de todo o nosso país.

Há quatro anos tive a oportunidade de retornar a minha boa terra, e tenho observado como é boa essa terrinha. Atualmente acho até engraçado ouvir tantas notícias de seca, falta de chuva por todo o Brasil, tendo lugar que não chove há mais de quatro meses. E aqui no sul da Bahia chove constantemente, agora mesmo estou aqui escrevendo esse texto e a chuva cai aos jorros lá fora. Lugar sossegado, de muita tranquilidade, muito verde, ar puro.
Ás vezes até brinco com os meus amigos sudestinos, região onde tive o privilégio de morar por três décadas e tenho belas recordações, que o Sudeste virou Nordeste e que o Nordeste virou sudeste. Mas ao fazer essa brincadeira, fiz menção apenas ao clima.
Uma coisa posso dizer com certeza, não me envergonho em nada por ter nascido na região nordeste, e pelo contrário, me sinto até muitíssimo abençoado e que o Senhor continue abençoando não apenas a região nordestina, mas todo o nosso Brasil.
 
Simplesmente Gilson
Enviado por Simplesmente Gilson em 27/09/2017
Reeditado em 27/09/2017
Código do texto: T6126464
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.