Século da Insensatez

Pode até ser que esteja errado.Deus queira que esteja mesmo. Mas estou com medo de estar certo. Muito medo. Lembro de um romance lindo que li, se não me engano de autoria de Carpentier, romancista cubano (?), o título era Século das Luzes. Pois bem, fosse vivo ele ou George Orwell (principalmente este) escreveria outro romance, este spobre o momento que vivemos, e o títuloseria Sécuo da Insensatez.

Sim, hermanas e hermanos, estou com medo dessa troca de ameaças entre os governantes dos EUA e da Coréia do Norte. Não, nao se trata apenas de retórica, há exercícios de guerra na área e testes e maistestes de míssies e explosões nucleares.Depois que Trump falou emvarrer a Coréia do mapa, deu a entender isso publicamente, a Coréia afrmou que os EUA haviam declarado guerra e iria retaliar. Vejo o mundo todo tratando de outras coisas, eleições, separatismo, meio ambiente, festas, expansão de mercadose esportes e outros eventos, e nao vejo ninguém se preocupando com o provável confronto nuclear entre os EUA e a Coréia do Norte. Será que acham que os governantes daqueles países estão blefando? Cadê os demais países ricos, Inglatwerra, França, Alemanha, Itália..., além claro, da Rússia e da China tentando evitar esse holocausto? Será que ninguem lembra das bombas atômicas de Hiroshima e Nakasaki? Detalhe: as bombas nucleares são muito, mas muito mais devastadoras.

Acho que chegou a hora do maior líder mundial, por sinal sem exércitos e sem bombas, o papa Francisco tentar reunir todos os atores do cenáro mundial que odem evitar esse confronto, nclusive os dois belicosos, Trump e Kim e tentar uma paz, uma paz que não humilhe ninguem e que assegure tranquilidade a este planeta em perigo. Penso queo apa teria condições, mais do que a ONU, de tentar um acordo entre os EUA e a Coréia do Norte.

Quanto a nós, só nos resta rezar a Deus para que ilumine o papa e os líderes mundiais a acabar com a insensatez de uma provável guerra nuclear. Amem. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 25/09/2017
Código do texto: T6124914
Classificação de conteúdo: seguro