ELUCUBRAÇÕES CIRCUNSTANCIAIS (SEJA LÁ O QUE QUEIRA DIZER ISSO)

41.524

Segunda-Feira, 25 de Setembro de 2017

    Universalmente é falado que nós, os seres humanos, somos iguais. Mas é claro que isso não representa a verdade. Porque somos, sim, muito diferentes uns aos outros.

    E essas diferenças são tão marcantes. A começar pela cor, a tez (não só facial, mas corporal também) que possuímos. E isso como sabemos, promove diferenças profundas entre todos. Pura estupidez.

    Mas cognitivamente possuímos variações imensas. E isso também chega a causar transtornos a muitos, porque o entendimento das coisas da vida possui uma complexidade tamanha, que acaba gerando distorções entre todos.

    E as diferenças vão se acentuando com o correr de nossas vidas, porque uns vão evoluindo mais que outros. Seja no aspecto pessoal, profissional, financeiro, patrimonial, espiritual, etc...

    No entanto, as diferenças entre nós já se dão e se apresentam a partir do momento em que nascemos. Uns nascem dotados de propriedades mais apuradas do que outros. E podemos nos fixar naqueles que nasceram com dons artísticos. É inegável que esses levarão vantagem sobre os outros que não os possuam.

    De certa forma, a vida para esses será mais fácil sob um certo prisma. Porque estarão sempre em destaque em relação aos demais. Mesmo que saibamos que lá na frente, principalmente em final de carreira, esses carregarão um fardo muito pesado também, por terem vivido, digamos, com a cabeça nas nuvens e os pés fora do chão.

    E nem é difícil de se observar certos fatos. Nestes casos, a arte, e até seja ela qual for, carrega em si um lastro emotivo, que acaba por desequilibrar grande parte daqueles que estão sob tais domínios. E é muito difícil trabalhar com isso, bem como saber lidar, na conta certa, com tal propriedade, a ponto de não se deixar levar nem dominar por ela, mantendo o equilíbrio necessário em todas as ações do dia a dia.

    E vida que segue. Mas que deveria seguir num equilíbrio geral e constante, equiparando a todos, para que não tivéssemos tais diferenças entre nós. E sabemos que a vida é uma escola. Mas que, do que vemos, grande parte são alunos relapsos, que não prestam atenção nas aulas que esta nos dão, por isso é que enveredamos, quase sempre, por caminhos difíceis.

    Essa temática, todos sabem, possui nuances ilimitadas. Daí que cabe a cada um de nós aprofundar-se nelas, para buscar entender a complexidade das nossas existências nesse nosso planeta Terra, que é esférico, o que promove e promoverá, sempre, circularmos nele para todos os aprendizados que necessitarmos. E de uma forma sempre constante, sem fim. 

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 25/09/2017
Código do texto: T6124162
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.