O LIMITE DA HONRA

Na Grécia antiga dizia que a honra incluía não apenas a apologia dos que recebiam uma honra, mas também superavam uma vergonha pelo ato de arrogância.

Estamos vivendo numa era de cibernéticos, aonde alcançamos tudo o que desejamos por um simples comando de uma tecla de computadores, e assim conseguimos invadir algo que vai além da materialidade, pois nos tempos primitivos as culturas de honra, por conseguinte, apresentavam entre tribos de diversas categorias em suas fronteiras, e muitos povos semelhantes, que tem pouca fidelidade a um governo nacional, defendiam suas famílias pelo simples fato de atingir o limite de suas honras.

O respeito alcançado por qualquer cultura, ou seja, a honra, deve ser encarada de forma fugaz, ativa, sólida e respeitosa, pois sabemos que nos anais de nossas políticas medievais e as atuais não compreendem o significado desse termo pouco falado, “HONRA”. O ser capaz de se relacionar com outro ser, precisa ter em mente que não é o status e os valores materiais, mas sim os valores morais que remetem a um pretérito tão presente que o Limite da Honra é abandonado, é jogado nos córregos cheios de restos jogados pelos ralos da grande e hipócrita sociedade.

Me pego imaginando se a cultura dos antigos Samurais ditasse as regras de Honra nos tempos atuais, pois eles quando perdiam a sua honra ou a situação fez-lhe perder, havia apenas uma maneira de salvar sua dignidade: A morte. Vulgarmente chamado de "harakiri", (fincar uma espada no abdômen) foi a mais ilustre morte em tal situação. Jamais quero fazer apologia ao suicídio, até porque sou um cristão, e não temos o direito de tirarmos a própria vida, mas meus amigos e amigas, conseguem visualizar essa cultura em nossa sociedade neoliberal? Creio que seriam uma verdadeira carnificina mérita.

Porém, o que nos faz pensar meticulosamente sobre o tema, é que devemos saber valorizar a nossa honra e a do próximo, e qual é esse limite? Posso melhorar essa pergunta? Oz. Como podemos julgar a honra alheia, como podemos inventar uma história de uma família vivida em meios a muitas dificuldades, mas com muita humildade e Honra.

Por fim, meus queridos amigos que me acompanham por essas entrelinhas, não permitam que os nefastos empobrecidos de humildade possam atingir a sua honra de forma que o legado que a sua família te deixou, simples, humilde, com ou sem riquezas, com ou sem heranças, seja defendido por nós, com todas as nossas armas, melhor, com uma única arma a nossa HONRA.

Jova
Enviado por Jova em 22/09/2017
Código do texto: T6121614
Classificação de conteúdo: seguro