Queimadas e suas consequências.
      Como sofre a terra com as queimadas, a quentura matando e torriscando tudo sem piedade. O vento que leva o fogo rapidamente...
     Meu pai já teve o seu sítio junto com os dos meus tios e parentes de meus pais, ardendo em fogo muitas vezes, principalmente quando as terras são ligadas umas às outras. Então quando aparece uma queimada, muitas vezes somente uma estrada pela largura, ou rio  é que vai conseguindo deter o fogo, pela distância e capacidade da água. O fogo vai ligando todos os sítios ou fazendas, os passarinhos ficam desesperados por causa dos filhotes nas árvores, o gado corre para onde tem rio, muitos animais vão morrendo, até pessoas se machucando tentando salvar alguma coisa.
     A seca é muito complicada, os animais perdem muito da comida, os pássaros da semente, o gado do capim. É por isso que aguardamos tanto a primavera, que sempre vem a chuva, devolvendo o verdejando, fazendo brotar toda planta, aumentando as nascentes quase extintas, os rios mais rasos, as cachoeiras sem o seus volumes que as deixavam mais belas e majestosas.      Meu pai disse ao telefone que suas vaquinhas estão fracas, algumas morreram, os cavalos que ele tanto gosta, estão mais magros. Até as galinhas estão sofrendo, quase não há frutas, a ração fica mais cara, e sendo racionada.
     Estão aguardando, agora a primavera que chega, já planejando a arar as terras com as primeiras chuvas, plantar roças, ver tudo viçando novamente e a preocupação agora é com deitar a semente na terra, capinar, e depois no início do ano fazer a colheita. A vida no campo é muito difícil, pois os sitiantes e fazendeiros dependem muito do clima. Quando o inverno é muto seco todos sofrem, com a temperatura, falta de umidade e muitas queimadas. Já presenciei muitas queimadas, é horrível, a gente só fica rezando, deseperados, com medo que o fogo queime tmbém as casas...


 
Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 21/09/2017
Reeditado em 21/09/2017
Código do texto: T6121017
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.