AS GRANDES CONQUISTAS DO SÉCULO XX...

A “virada” do Ano Novo parece que foi “ontem”. O carnaval já passou, com a repetição do adágio popular: “que o Ano Novo somente começa no Brasil após o carnaval”. Não concordamos com esta falsa premissa, que há muito tempo vem sendo repetida, pois o país continente não “para”, e tudo funciona dentro das normalidades, é até possível que alguns seguimentos diminuam seus ritmos de produção em razão do excesso de feriados, mas com certeza todos os setores respondem as necessidades da demanda...

Entramos no mês de março* na sequência intermináveis dos dias, para vencer os permanentes desafios em compreender as “mudanças”, de um abençoado mundo “escola”, que nos dá temporária guarida, a nós, e a outros incontáveis seres humanos, separados por fronteiras, ideologias políticas e econômicas, crenças religiosas, mas que no fundo buscam ao seu entendimento a felicidade, que é aspiração de todos...

Nossas primeiras palavras deste mês de março nos levam a refletir, neste contexto de transformação destas últimas dez décadas, que não deixa de ser uma minúscula fração de tempo, em se considerando, os primeiros e primitivos agrupamentos humanos, que podem remontar a vinte mil anos atrás...

Quem nasceu, - ou renasceu. - em 1.912, e, se hipoteticamente tivesse vivido cem anos, teria “presenciado”, os grandes avanços em todas as áreas do conhecimento humano. Novas tecnologias que facilitaram a vida!

Aviação encurtando as distâncias, os transportes terrestres, rodoviário e ferroviário e, - nesta terceira modalidade, pena que o país não acompanhou o desenvolvimento tão comum em outros povos. - pelos mares, os transatlânticos, verdadeiras cidades flutuantes, oferecendo conforto e lazer a seus afortunados passageiros...

Do cinema “mudo”, às imagens coloridas, - com um grande sucesso de público com o destaque para o primeiro Oscar de uma película a cores para o filme E o Vento Levou... de (1.939). - as primeiras imagens da TV, - em 1.950. - e bem mais tarde os DVDS que trouxeram o cinema para dentro de casa...

Quem poderia imaginar os níveis da telefonia, alcançassem atuais estágios, em que é preciso cautela para que os aparelhinhos portáteis não virem uma “compulsão”...

Os grandes avanços da medicina, com novos conceitos e tratamentos médicos, se destacando também nestas últimas décadas a homeopatia, e a busca incessante de que por que adoecemos? Havendo a conclusão de muitos que quando isto acontece, pode ser por agentes externos, com destaque ao tabagismo, o alcoolismo e as dependências químicas; ou as predisposições genéticas, que a ciência procura desvendar no “projeto genoma”, que tentam decifrar a sequência das “páginas do livro da vida”, e, as propensões há alguns tipos de doenças; seria tão somente um fator hereditário, ou estaria ligado ao desequilíbrio energético da própria alma em atitudes não condizentes ao desequilíbrio emocional?

Novos Tempos, com avanços que se renovam constantemente, as “verdades” de hoje podem se modificar amanhã...

A ciência da informática, com um pouco mais de duas décadas, se tornou uma “ferramenta de trabalho”, praticamente indispensáveis, com destaque a medicina, que aproveita estes recursos para tratamentos e diaguinosticos mais precisos...

A par de todos estes benefícios, com progressos inimagináveis há décadas atrás, que facilitam há vida! Foi, - e continua sendo. - de muitos sofrimentos aos seres humanos em todos os quadrantes da Terra. Os progressos tecnológicos, não foram associados pela grande maioria das “azas da sabedoria e do amor” *, causa dos intermináveis sofrimentos, foram duas guerras mundiais, num espaço de vinte anos, e outros conflitos, que ceifaram preciosas vidas, há pretexto de que e para quê?

Todo este quadro ao longo do século vinte nos faz refletir, ponderar, que é urgente mudar o comportamento humano: construirmos um mundo mais solidário, com o respeito à vida em todos os níveis; com um consumo mais consciente, pois os recursos de nosso Planeta são finitos e repensar nos valores da vida em si. Que faz refletir: o que buscamos? O que queremos? O da solidariedade ou do egoísmo exarcebado? O momento atual, - Transição Planetária. - mensagens não faltam, a fim de que despertemos os imorredouros sentimentos, do Amor que conduz ao altruísmo, que nos conduzirá a Paz e à Felicidade íntima que avidamente buscamos nesta, - e em outras vidas. - quando finalmente aprenderemos que ela, a Felicidade, está no “ser” e não no “ter”...

No quadro atual, passados 67 anos do término da Segunda Grande Guerra Mundial, em que felizmente não houve repetição, com exceção as guerras localizadas como nos casos das Coréias, dos Vietnam, Afeganistão, Iran, Iraque, e tantas outras... Tudo nos leva a crer, que finalmente “começamos a aprender” que o caminho da violência não é a solução das desavenças dos povos, mas sim, o entendimento recíproco para vencer as “arestas”, de nossas convivências; o que é uma evidência que Lei do Progresso atingirá todos os povos, independente de suas convicções de religiosidades, teorias políticas e econômicas, pois o Bem deve prevalecer acima de tudo...

* Palavras de Emmanuel através da mediunidade de Francisco Cândido Xavier.

Curitiba, 2 de março de 2.012 - Reflexões do Cotidiano. - Saul

*Hoje é 21 de setembro de 2017

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 21/09/2017
Código do texto: T6120849
Classificação de conteúdo: seguro