Datas Comemorativas

Datas comemorativas faz parte da história de uma Nação. No Brasil há comemorações e festas de imenso brilhantismo. Divide-se em eventos federal, estadual e municipal.

A nível nacional, selecionei cinco grandes datas.

1---25 de Dezembro; É NATAL. Comemora-se o nascimento do Menino Jesus, mas as crianças focam muito mais em Papai Noel, uma figura lendária criada pelo comércio para aumentar as vendas, um teor consumista, tática capitalista.

O Natal inspirou compositores e cantores com músicas e mensagens, de belíssimas letras e lindas melodias.

2--- Dia das Mães. Segundo domingo do mês de Maio. Segundo maior comemoração do imaginário popular. O comércio não perdeu tempo e fez uma fonte de consumo muito forte. Desvencilhando-se de interesses, o nome MÂE está cravado no coração de cada pessoa. A primeira palavra que se aprende é, “MAM”. Quer dizer mamãe.

3---12 de Outubro; Dia de NS Aparecida. Padroeira do Brasil. Feriado Nacional. A terceira data em popularidade. Já foi maior, hoje tem a concorrência dos chamados evangélicos. Aparecida do Norte é sem dúvida o maior turismo religioso do Brasil. A TV Aparecida está carreando telespectadores cansados da TV PIG. Lá dão noticias, não dão opinião política.

4---28 de fevereiro; Tem carnaval. Festa pagã. Rei Momo. Samba no pé. Os desfiles encantam. Crise? Vai pra Tonga da Mironga do caburetê!... Aqui em BH em administrações passadas , criaram o carnaval de Rua o “Prapular”. Muito positivo.

5---7 de Setembro; Dia da Independência do Brasil. Grito do Ipiranga por Dom Pedro Primeiro “Independência ou morte!...” Comemoração cívica patriótica.

Os desfiles da Parada Militar, a banda executando o Hino Nacional e outras marchas militares, o desfile dos pracinhas, “FEB” era a apoteose em meu sentimento de brasilidade. Já algum tempo, só vejo este evento cívico pela TV. Embora falando o óbvio, me deu vontade de expressar estas fases da minha vida.

Lair Estanislau Alves.