A Natureza De Todos Nós 




17 de setembro de 2017


Domingo começou cedo. O dia rendeu, e como. Trabalhei no jardim adubando e fazendo mudas para transplantar em vasos para  amigos e alunos. Aproveitei e tirei as ervas daninhas também. Cuidei da minha 'terra' onde deixo os caramujos e lagartixas em paz, e as largartas fazerem seus casulos para depois virarem lindas borboletas que voam por aí até a vida breve delas lhes permitir.
Os passarinhos ... ai, ai, ai os passarinhos! O bem-te-vi, sabiá e outros danados andam atacando os meus pés de almeirão,  alface, cebolinha, salsinha, hortelã e por aí vai. Sempre nas primeiras horas do dia. Por isso fiz um pouco de arte para espantá-los.


       
 
Peguei as colheres aposentadas e fiz vários 'Wind Chimes' (Carrilhões de Vento). Funcionou! Não vou precisar usar telas nem tão pouco de violência para afastá-los. Até os adesivos da Peppa Pig, que sobraram das brincadeiras dos dias com a Helô servem para intimidar os intrusos. Não imaginei que o dia renderia tanta criatividade,  muito trabalho e uma  canseira daquelas.


                          A imagem pode conter: planta, natureza, atividades ao ar livre e comida     

                 

 
Madrugada de segunda, 18 de setembro, acordo e não consigo mais dormir. Ligo a TV e o quê tem? 'Rock In Rio'. Não é bem o meu prato predileto, mas é o que tem. Não tenho TV a cabo, nem quero ter ... pelo menos por enquanto. Tenho lá meus 300 DVDs, mas estou com preguiça de sair da cama, escolher um filme, etc e tal. Vai 'Rock In Rio' mesmo.
Ah! Mas veja só quem está cantando! Alicia Keys! Gosto do trabalho cinematográfico desta moça de trinta e cinco anos, e só conheço as músicas dela por causa dos meus filhos, neta e alunos que curtem. Alicia Keys é uma mistura modernizada da voz de Nina Simone com um toque do talento musical de Stevie Wonder. Alicia também toca piano desde cedo, desde seus sete anos de idade, sendo que sua primeira canção foi escrita aos quatorze. Quinze vezes ganhadora do prêmio de maior prestígio da indústria musical internacional, o Grammy, e eu inocente admirando apenas o tarbalho dela no cinema.

Antes de apresentar a canção 'Kill Your Mama' (canção da própria em ritmo de samba), Alicia convida Sônia Guajajara, líder indígena, para fazer um discurso contra a exploração mineral da Renca, na Amazônia.

 

                    A imagem pode conter: 1 pessoa, no palco

Discurso da Sônia Guajajara: 

"Existe uma guerra contra a Amazônia.Os povos indígenas e o meio ambiente estão sendo brutalmente atacados. O Governo quer colocar à venda uma gigantesca área de reserva mineral. No próximo dia 20, haverá uma votação no Senado de um decreto legislativo que pode barrar todo esse absurdo. Senadores, vocês têm a chance de evitar isso e nós estaremos de olho. Estaremos de olho porque não existe Plano B. Essa é a Mãe de todas as lutas. A luta pela Mãe Terra. O mundo inteiro precisa vir pra linha de frente. Vamos pressionar.
Acesse: 342amazônia.org.
Demarcação já! Rioooooooooooooooooooo!"



                                A imagem pode conter: uma ou mais pessoas
 
Que bom que Alicia Keys veio participar do Rock In Rio e cedeu seu espaço à Sônia Guajajara para soltar todo verbo com a sua música. O mundo inteiro ouviu.
 

                            Nenhum texto alternativo automático disponível.    

Salve, Salve a nossa Amazônia.
Salve a Mãe Natureza.

 
Um trecho da canção:
KILL YOUR MAMA ( by Alicia Keys)

Is there any saving us?
Tem salvação para nós?
We've become so dangerous
Nos tornamos tão perigosos
Is there any change in us?
Existe alguma mudança em nós?
Even for the sake of love
Mesmo pelo nosso próprio bem
How you gonna kill your mama?
Como é que você pode querer matar a sua mãe
When only mama is gonna love you to the grave
Quando só a mamãe é quem vai te amar até a morte

Versão: Calada (Joana Patricia)


                             
                              A imagem pode conter: atividades ao ar livre, natureza e comida   
Calada Eu
Enviado por Calada Eu em 19/09/2017
Reeditado em 19/09/2017
Código do texto: T6118758
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.