Presentes de Deus...

Um ser iluminado chegou em nossa casa há cerca dois meses.

Estávamos receosos em como reagiríamos com sua presença após a morte do saudoso membro da família, ChingLing, ocorrida em outubro de 2015, quando ele partiu velhinho após longo período de sofrimento.

A maioria de nós, justamente por sermos humanos, lidamos mal com a passagem para outro plano de entes queridos e temos o impulso de considerar que os perdemos.

Temos um apego que chega ao egoísmo quando pedimos a Deus que eles continuem conosco mesmo que estejam sofrendo, com dores e limites irreversíveis.

A Kimi, uma adorável cachorrinha ainda bebê, é alegre e companheira e não exige nada em troca, apenas carinho e, certamente, nós recebemos dela muito mais do que lhe oferecemos.

Há terapias utilizando esses seres de Deus em hospitais, creches, orfanatos, casas de repouso e ações sociais.

Para quem se interessar sobre esse tema vale a pena conhecer a experiência da Diretoria de Enfermagem do Hospital São Paulo da Universidade Federal de São Paulo no desenvolvimento e implantação da Terapia Assistida por Animais, como um de seus projetos de humanização hospitalar: "Projeto Amicão", encontrado em: <http://www.scielo.br/pdf/reben/v62n4/24.pdf>.

Quando presentes nesses ambientes esses irmãos de luz levam uma energia de amor incondicional a profissionais, pacientes, familiares e cuidadores, oferecendo lenitivos já comprovados pelas ciências conforme referido acima.

Temos muito a aprender ainda com o que Deus nos oferece.

Sol, terra molhada, matas, cachoeiras, cantos dos pássaros, melodias nas ondas do mar quebrando nas pedras e na areia.

Luares, céu estrelado, planetas e dimensões ainda desconhecidas, riso de crianças e sabedoria dos idosos.

Não nos deixemos levar pelos tristes acontecimentos que nos chegam diariamente pelas mídias todas, corrupções, crimes, violências, ameaça de uma guerra nuclear, todos nos chocam e pensamos que não tem mais jeito.

Ao contrário, o momento é de crer que a humanidade, formada por bilhões de pessoas do bem e da luz, vai superar esse período de tensão e nebulosidade.

Somos pequenos seres em processo evolutivo, vivendo num jardim da infância, os sinais do amor e do conhecimento sobre a razão de aqui vivermos se ampliam, basta atentar para inúmeros sinais e ações de solidariedade e fraternidade.

Estamos melhores que ontem e estaremos melhores amanhã.

Paz, amor, ternura e serenidade.