Mãos e olhar

Não há melhor professor do que a vida. Ela é a nossa melhor e mais competente universidade. Ensina tudo, só não aprende quem não quer, os mais pretensiosos e que se julgam, pasmem, professores da vida.

Desnecessário dizer como são bobos, obtusos e imbecis. Mas o que desejo nesta maltraçada domingueira (não gosto dos domingos) é colocar algo que pode até parecer meio hilário, algo que aprendi com a vida, desde priscas eras. Aprendi mesmo, pensou eu (mas admito que todo penso é torto. Éo seguinte, tenho a pretensão (olha eu na roda da pretensao) de saber se alguém é bom em algo pela maneira com que ele mexe com as mãos com seus objetos de trabalho ou ofício (que retundância, né mesmo?), até o jogador de futebol, não avalio ele em primeiro lugar pelos pés, mas pela maneira dele pegar a bola com as mãos. Sei na hora se o cara é bom ou perna de pau, se pega na bola com carinho,como se você algupem da família, a namorda, a amada, é craque, se pega de todo eito, com grossura, desajeitado, é erna de pau. Tem que fazer cafuné na bola, na carne, na sola, no bsturi, na caneta, nas veduras, no pano, na dreção do carro, enfim, no seu objeto de trabalho. Éassim que julgo oprofissional, a pessoa qiue faz um ofício, sempre acerto. Estão rindo? Não deviam, mas admito que às vezes erro fragorsamente, mas tenho acertos de 90%. Sou pessoalmente um desastre com as mãos, salvo quando pego em canetal lápis e quando datilografo na velha Olivetti, mas aí a teoria está errada porque apesar do carinho que tenho com essdes objetos a escrita só sai medíocre.

Noutro tipo de observação me acho também bom, acerto uns 80% dos palpites, é lendo nos olhos dos outros. A linguagem dos olhos jamais mente. A pessoa pode disfarçar em quase tudo, mas se revela pelo olhar. Ele diz tudo, tim-tim por tim-tim, a pessoa se desnuda olhando. Fico até com medo, mas seina hora olhando nos olhos de alguém se a pessoa é do bem ou do mal, se é confiaável ou mentirosa, se é pacífica ou belicosa. Um olhar indiferente, frio, sem brilho é um perigo. É de genteperigosa paca. Genete negativa. Detesto fazer esse tipo de julgamento, principalmente porque nao é nada exato e já errei algumas vezes. Mas acerto muito mais. Juro.

Sei que pareço um véio caduco, que conversa mita besteira, mas, creiam, sou alguem vivido e que na escola da vida aprendeu a conhecer o valor das pessoas pelas mãos e os sentimentos pelos olhos. Nao, não sou cartomante, spu apenas um véio desonfiado e chato. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 17/09/2017
Código do texto: T6116892
Classificação de conteúdo: seguro