Os animais são criaturas de Deus

Imaginem a cena! Arquibancadas abarrotadas de gente, personagens das mais diversas estirpes, bebidas, comidas, muito cheiro de tudo, gente chegando, sussurrando, falando, gritando, muito barulho de tudo. De repente, o espetáculo começa e a multidão vai literalmente à loucura. Esta cena nos parece familiar, mas é uma cena do século 1. Estamos dentro do Coliseu, o Circo Máximo, o Anfiteatro de Flaviano, localizado no centro de Roma, símbolo da onipotência do Império Romano, o lugar reservado a grandes emoções: a palavra final do entretenimento.

O filme “Gladiador”retratou com perfeição a atmosfera do maior Império de todos os tempos, no ápice de sua grandeza. Na verdade, a grande atração deste blockbuster não foi o ator Russell Crowe, mas sim, a magnífica construção arquitetônica de 48,5 metros de altura, o equivalente a um prédio de 12 a 15 andares, com capacidade para acomodar mais de 50 mil pessoas, que reuniam-se para assistir espetáculos reais, onde a violência, a crueldade, a arte de matar, enfim, a morte era o limite máximo do êxtase. Voltando para o século 21, o MMA e o boxe ( formas de entretenimento consideradas violentas ) não passam de meras brincadeiras de crianças quando comparadas aos confrontos de vida ou morte realizados na arena do Coliseu. Ainda bem, estamos evoluindo em alguma coisa!

Lamentavelmente, não podemos dizer a mesma coisa, quando pensamos em formas de entretenimento envolvendo os nossos parentes selvagens, os animais. Muito bem! Animais também eram utilizados na arena do Circo Máximus com o intuito de entreter, principalmente leões trazidos das colônias romanas na África. Mas mesmo o Império, considerado um dos mais cruéis de todos os tempos, ficaria estupefato com tamanha maldade e sofrimento que homens em pleno século 21, a título de entretenimento, impingem a essa criatura natural. Existe coisa mais cruel do que uma rinha de galos? Existe coisa mais pavorosa do que um circo à moda antiga? Existe coisa mais mórbida do que as touradas? Existe coisa mais degradante do que uma rinha de pitbulls? Existe coisa mais torturante do que um rodeio? Agora, eu pergunto novamente: Quem é mais desumano com os animais, os romanos do século 1 ou os humanos do século 21?

Ainda bem que a cada leva de pessoas medíocres e insignificantes, surgem pessoas que se importam, pessoas que querem fazer a diferença, pessoas que não aceitam injustiças de nenhuma ordem, enfim, pessoas com alma. Uma dessas pessoas poderia muito bem ser considerada uma verdadeira discípula do santo protetor dos animais, São Francisco de Assis, tamanha a sua coragem e determinação em defender com “unhas e dentes” os direitos dos nossos parentes selvagens. Hoje, a sua vida resume-se a essa causa nobre. Vou dar uma dica. Conhecida mundialmente por suas iniciais, BB, é considerada o grande símbolo sexual dos anos 50 e anos 1960. Após se retirar do mundo do entretenimento e se afastar da vida pública, tornou-se ativista dos direitos dos animais. A sua popularidade levantou a bandeira a favor dos animais em uma dimensão jamais alcançada. Mesmo com idade avançada, continua firme e atuante na defesa incondicional das criaturas da natureza. Parabéns Brigitte Bardot! Tu és um ser vivo magnífico, pois quem ama e protege os animais é verdadeiramente amor.