UM PAÍS DE PRECIOSISMOS CIRCUNSTANCIAIS

40.724

Sábado, 2 de Setembro de 2017

     No Brasil costuma-se dizer que há leis que pegam e outras não. E seja lá o que isso queira dizer, mas todos o sabem, sim, é muito interessante tal situação. 

     Nessa era de modernidade, existem maneiras diversas de comunicação, sendo que uma delas, a internet, nos proporciona saber das coisas que se dão aqui em nosso país e até lá fora, no mundo, de uma forma imediata.

     Através das redes sociais, pode-se transmitir um acontecimento na hora. Então, a notícia se espalhará de um modo imediato, quase repentino, levando ao conhecimento de muitos e/ou de todos, diga-se. E isso é positivo por um lado, mas negativo por outro. Isto porque nem sempre se coloca os fatos de forma positiva, direta. Muitas das vezes eles são omitidos em parte, distorcidos, aumentados e otras cositas mas. Então, passa a ser uma faca de dois gumes, agindo de duas maneiras.

     Outro fato que se observa é no aspecto da repercussão. Algumas vezes nem acontece. Mas em outras, causa espanto, alarme, contrariedade, celeuma, dentre outras coisas. E isso, também, tem seus prós e seus contras. Porque às vezes complica certas situações que não precisavam de tanta grandiosidade.

      Em outro conteúdo aqui exposto neste espaço costumeiro, citei um termo que penso ser bastante apropriado para tentar explicar certas situações, é o que chamamos de 'preciosismo'. Porque busca-se carregar de importância alguns fatos ou acontecimentos, buscando valorizá-lo muito mais do que seja necessário. É, mal comparando, tentar puxar a brasa para a sardinha.

      Mas o engraçado nisso é observar-se que muita gente anda aplicando tal recurso em muitas das ocasiões que se nos apresentam. E desta forma também andam complicando mais uma delas do que a resolvendo ou solucionando-a. E desta forma, estamos convivendo com mais complicações do que devíamos, para as coisas nesse nosso cotidiano.

      E depois de tanto arrodeio, entremos naquilo em que queremos abordar, de forma objetiva e simples. A justiça brasileira, e suas leis, mas também, e principalmente,  seus agentes, andam criando muitas situações de desagrado junto à população nacional. E o exemplo maior está na figura do Ministro Gilmar Mendes, que anda se confrontando, até mesmo, com o país, quando toma certas decisões pertinentes a processos em que atua.

      Mas não é só ele, não. Há outros magistrados causando estragos tremendos na interpretação das leis. E isso tem gerado discussões e espanto em muitos, como no caso do possível estuprador que ejaculou numa passageira numa condução coletiva.

      Tal caso gerou uma celeuma extraordinária. E isso nos dá a certeza de que alguma coisa nesse país não anda lá bem das pernas no tocante à justiça, às leis e seus agentes. Porque quando se cria confusão numa determinada situação, gerando discordâncias diversas, é porque há sim, deturpações nesses processos de vida.

      E se formos nos apegar às últimas análises do Ministro Gilmar Mendes, aí mesmo é que teremos plena certeza disso, haja vista que ele beneficiou criminosos em suas últimas decisões sobre tais situações. 

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 02/09/2017
Código do texto: T6102063
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.