Terrorismo em Barcelona

A cidade de Barcelona foi fundada pela Roma Antiga durante a idade média, possui uma rica herança cultural, com muitas obras arquitetônicas tombadas como Patrimônio Mundial da Unesco, é a capital da comunidade da Catalunha no Reino da Espanha, e é o segundo município mais populoso do país, depois da capital Madri. Tem uma população em torno de 1,6 milhão e 4,7 milhões na região metropolitana, sendo a sexta maior área urbana da União Européia, atrás de Paris, Londres, Madri, Ruhr e Milão. Está localizada às margens do Mar Mediterrâneo entre as fozes dos rios Llobregat e Besos, e cercada a oeste pela Serra de Collserola, com um de seus picos atingindo 512 metros de altura.

Barcelona ficou mundialmente conhecida após hospedar os Jogos Olímpicos de Verão de 1992, onde o Brasil conquistou a primeira medalha de ouro num esporte coletivo – vôlei masculino. A cidade se destaca por sediar conferências, exposições e torneios de esporte internacional, e é um dos principais centros turísticos, econômicos, comerciais e culturais do mundo. Em 2009 foi classificada como a 4ª melhor cidade para negócios da Europa. A cidade também é a sede do Futbol club Barcelona, fundado em 29 de novembro de 1899, conhecido como Barcelona ou popularmente Barça, 2º clube de futebol mais valioso do mundo e o 4º em termos de receita.

A notícia triste é que Barcelona está de luto oficial por três dias devido a um ataque terrorista ocorrido na tarde de ontem, quinta-feira, 17 de agosto (antes do meio dia horário de Brasília, Brasil) nas imediações da praça Catalunha e em La Rambla, extenso calçadão utilizado por turistas em uma importante via no centro da capital da Catalunha, em que terroristas utilizaram uma van para atropelar pedestres, causando até o momento 14 mortes e mais de 130 feridos. Conforme a Polícia, dois suspeitos foram presos e um morto, sendo que nenhum deles seria o motorista. E em menos de 10 horas do atentado de Barcelona, a cidade de Cambrils distante cerca de 120 quilômetros ao sul também foi vitima de atentado terrorista em que suspeitos dirigindo um Audi A3 carregados de explosivos furaram um bloqueio policial e atropelaram pedestres, e houve troca de tiros com a polícia local, que confirmou a morte de 05 suspeitos, um policial e 6 civis foram feridos. O Estado Islâmico reivindicou a autoria de ambos atentados.

Vale ressaltar que este é o oitavo ataque terrorista em um ano realizado por meio de atropelamento de pedestres na Europa. Os outros setes foram: Nice, Estocolmo, Berlim, Paris e Londres (três vezes). Nestes atentados a estas cidades turísticas, pessoas de muitas nacionalidades foram vítimas, atingindo o objetivo dos terroristas em impor o radicalismo islâmico e desestabilizar a paz mundial. O problema maior são as mortes de pessoas inocentes, cidadãos comuns que não têm nada a ver com os governos de seus países. Por outro lado, a onda de atentados terroristas é consequência da vulnerabilidade da segurança pública em vários países da Europa, o que tende a diminuir o turismo. É preciso investir em segurança pública, como fazem os EUA depois dos ataques de 11 de setembro de 2001. Em muitos países como Brasil, EUA, Alemanha e França foram feitas homenagens às vítimas desta tragédia. Enfim, os países precisam se unir na luta contra o terrorismo!

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 18/08/2017
Reeditado em 18/08/2017
Código do texto: T6087709
Classificação de conteúdo: seguro