A ALMA PODE PERMANECER JOVEM

Só atinge a velhice,

quem permite que a alma assuma

a idade cronológica,pois a alma

pode permanecer jovem, desde que

saibamos viver, e conviver com a idade...

Osculos e amplexos,

Marcial

A ALMA PODE PERMANECER JOVEM

Marcial Salaverry

Realmente, se não nos entregarmos à chegada da idade, a alma não envelhece, e pode permanecer jovem, apesar do corpo sentir essa cruel passagem de tempo, e é essa a diferença que existe entre ser velho, ou ser idoso, que está na maneira como se encara o passar dos anos, sendo necessário apenas adequar as atividades às limitações físicas que a idade impõe, para não permitir que tais limitações limitem também a força espiritual. É preciso saber viver...

A esse respeito, li um pensamento muito interessante, de Oliver Wendel Thomas:

"Jamais serei velho. Para mim, a velhice é sempre 15 anos mais do que eu tenho..."

Certamente são sábias palavras, pois as pessoas que se consideram velhas com a simples passagem do tempo, realmente o são.

Na realidade, pode-se considerar que essa tal passagem do tempo traz como única consequencia, algumas limitações físicas, que são muito bem compensadas pela larga experiência que os anos trazem para quem sabe equilibrar sua vida, e essa experiência é exatamente o que permite dosar com muita inteligência as limitações físicas, e assim sendo, pode-se fazer quase tudo que se fazia quando mais jovem, ou, falando-se mais eufemisticamente, quando se era menos idoso.

É preciso levar em conta que o mais importante é a IDADE ESPIRITUAL, pois conservando-se o espírito jovem, não se entregando jamais, temos condições de nos manter na ativa. O ponto básico é não se entregar ao peso dos anos, permitindo que eles passem, já que muito se fala na inexorabilidadedo tempo, mas temos que manter nosso espírito ativo, não nos deixando abater com as limitações que a idade sempre traz, eis que, aceitá-las é uma coisa, entregarmo-nos a elas é outra muito diferente.

Esse é o segredo que pode nos manter vivos e espertos, sempre nos mantendo em alguma atividade física, para manter a circulação sanguínea em condições de não permitir o endurecimento das artérias, não esquecendo da atividade intelectual, obrigando-se sempre a pensar, a trabalhar com a mente, e para tanto, uma das coisas mais prosaicas, mas que é um excelente estimulante “neuronial”, são as palavras cruzadas, pois é algo que exige esforços das meninges, estimulando a memória.

Adquirir novos conhecimentos é um excelente estimulante. Sair fora da rotina da vida. Fazer algo que não fazia quando jovem. Nesse ponto, a Internet ajuda muito. Seja em que segmento for. Já para aprender a lidar com ela, é algo que exige esforço mental, além do que, sempre está nos estimulando a pensar, obrigando-nos a manter uma constante atividade mental, pois está sempre evoluindo, e sempre temos algo de novo para aprender.

Além do que, existe a possibilidade de mantermos contato com pessoas de diversas partes do mundo, e isso logicamente, além de ampliar nossos horizontes, nos traz novos conhecimentos sobre muitas coisas de outros lugares, possibilitando fazer novas amizades com pessoas que, se estão longe fisicamente, chegam a fazer com que sintamos a presença a nosso lado, tal a afinidade espiritual existente.

Há que se notar um número cada vez maior de idosos utilizando a Internet para as mais diversas finalidades, sempre procurando algum tipo de vida, fugindo de uma rotina que vem cada vez mais prejudicando a saúde das pessoas.

Para muita gente, o simples fato de se trocar algumas palavras com amigos distantes já é algo de muito importante para seu dia. Para alguém que de repente se viu só, e que não tem muito pique para sair e procurar amigos, a solução está na "maquininha de fazer doidos", que possibilita, sem precisar sair de casa, fazer novas amizades, bater gostosos papos, adquirir novos conhecimentos, enfim, voltar a viver. E isso é muito bom.

Basicamente, então o segredo para não permitir o envelhecimento da alma, é exatamente esse, sobreviver à passagem do tempo, não se entregando à temida velhice, mantendo firme no pensamento e na alma o seguinte ditado:" IDOSO, SIM, MAS VELHO, NUNCA."

E com essa idéia bem enraizada na mente, fazer de cada dia, sempre UM LINDO DIA...

"Quando de quem

se ama não se esquece,

o coração não envelhece...

Marcial Salaverry"

Marcial Salaverry
Enviado por Marcial Salaverry em 11/08/2017
Código do texto: T6080442
Classificação de conteúdo: seguro