RESPEITANDO O DIREITO AO LIVRE ARBÍTRIO

Vamos falar de algo que diz respeito a Pais e Filhos,

principalmente no que diz respeito ao livre arbítrio,

Sempre é preciso respeitar e bem observar direitos e deveres...

Osculos e amplexos,

Marcial

RESPEITANDO O DIREITO AO LIVRE ARBÍTRIO

Marcial Salaverry

Algo que deve ser bem observado é o direito ao livre arbítrio, pois uma coisa que é defendida por todos, é o direito de ir e vir, de ter sua opinião própria, e é algo que deve ser muito bem respeitado em todos os níveis de relacionamento, principalmente entre pais e filhos, pois um dos comentários que mais frequentemente escuto, quando se trata de diálogos de pais e filhos, é a famosa frase: "Não faça isso, ou aquilo. Eu sei o que é o melhor para você. Faça desta maneira..." Assim tirando o direito ao livre arbítrio, pois é preciso que todos possam aprender a decidir sobre sua vida, e na verdade, com essa frase, além de procurar bitolar o pensamento e a livre iniciativa, é preciso ter presente que não se deve determinar o caminho a ser seguido, pode-se, quando muito, indicar qual poderia ser o melhor caminho a ser seguido. Isso se a pessoa desejar receber informações. Deve-se dar a chance de errar, e de acertar tambem, pois nem sempre estamos certos em nosso julgamento. Todos somos sujeitos a erros e acertos.

Gostaria de comentar sobre um pensamento de Paulo Coelho, que diz:

"Quem interfere no destino dos outros, nunca descobrirá o seu..."

Isto vem muito a calhar para algumas pessoas que se preocupam por demais em procurar "o que é bom para você", ou seja, só querem atender às necessidades dos outros, cuidam mais da vida de amigos ou parentes, sejam filhos, irmãos, sobrinhos, do que da própria, achando que apenas suas idéias e ideais é o pensamento correto, e assim, na maioria das vezes atrapalham a existência das "vítimas" desses cuidados excessivos, e não conseguem viver a própria vida.

Não quero dizer que SÓ devemos nos preocupar conosco. Isso já seria uma espécie de egoísmo, fechar os olhos para os problemas alheios. O que não podemos permitir, é que a vida de terceiros se sobreponha à nossa. Temos que nos manter sempre em condições de poder socorrer a quem necessite de uma real ajuda. E só poderemos fazê-lo, se estivermos bem conosco.

Por uma questão de solidariedade, de humanidade, devemos estar ATENTOS ao que se passa à nossa volta, devemos atender às necessidades de outrem, quando nos for POSSÍVEL. Se sacrificarmos nossa existência em benefício de outros, não só deixaremos de viver, como impediremos que outros APRENDAM a viver.

O segredo da diferença está no meio termo, no equilíbrio de atitudes. No emprego correto da famosa frase "é melhor ensinar a pescar, do que já dar o peixe pronto para ser comido."

Muita gente talvez discorde desta maneira de encarar a vida, por achar que sempre devem dar tudo de si para facilitar a vida dos filhos (por exemplo). Aí, quando for embora, como vai ficar a vida deles? Ninguém é eterno neste mundo, e temos de entender que é preciso ensinar a viver, dando oportunidade para que todos errem e acertem, e saibam descobrir onde estão os erros e os acertos. Criaturas assim bitoladas, estão acostumadas a comer o peixe, mas não sabem pescar...

Além do mais, existe uma grande verdade que é preciso bem entender, pois antes de distribuir amor aos outros, é preciso aprender a amar-se. Assim, se você conseguir SE amar, poderá saber discernir se o que você espalha é realmente AMOR, ou apenas facilidades, tentando evitar que os outros sofram, impedindo que muitas lições sejam aprendidas, e bem apreendidas...

Ora, no sofrimento, na dor, é que realmente aprendemos a dar valor aos bons momentos. Se nos for tirado o direito de errar, de sofrer, de sentir dor, como é que vamos saber que esses sentimentos existem?

Como poderemos aprender a evitá-los? Isso só a vida ensina. E é algo que deve ser permitido a todos: APRENDER A VIVER ÀS PROPRIAS CUSTAS.

Só para terminar. Quando tiverem que lidar com alguém de quem não gostam, aí vai uma pequena sugestão: Antes de qualquer atitude de rejeição, pensem "o que eu faria se gostasse dele?". Sabem que funciona, pois muitas vezes, por uma antipatia pessoal (às vezes inexplicável), deixamos de socorrer alguém que está no sufoco.

Existem certas horas em que desavenças pessoais devem ser esquecidas. Em certos momentos não existem amigos ou inimigos. Imaginem-se na situação inversa, e analisem que atitude gostariam de receber.

Bem crianças, deixando-os nessa dúvida cruel, ordeno: TENHAM UM BOM DIA. VIVAM E DEIXEM VIVER. SEJAM FELIZES. Quem não quiser me obedecer, paciencia, quem manda não ser obediente. Manda quem sabe e pode, e obedece quem tem juízo, ou quem concorda com a opinião expressa...

E CLARO, UM LINDO DIA, NÃO FAZ MAL A NINGUÉM, pelo menos na minha opinião, claro... Não quero dizer que é o certo, mas deixo que todos decidam se realmente querem fazer de cada dia, sempre UM LINDO DIA, sempre respeitando o direito ao livre arbítrio, claro...

Marcial Salaverry
Enviado por Marcial Salaverry em 02/08/2017
Código do texto: T6071920
Classificação de conteúdo: seguro