Inveja de Pepe Mujica

Aqui no meu cantinho, depois de um simulacro de caminhada pelas ruas do bairro, me sento na velha cadeira de balanço, ligo o rádio da Tribuna FM ou Nova Brasil porque não tocam porcaria musical, e fico pensando na vida, não na minha porque estou apenas cumprindotabela, marcando presença, assinando o ponto sem maiores compromisssos. Não tenho mais garrae nem condições, sou daqueles que nãoinfui e nem contribui, quase que apenas um mero espectador da vida edo que acontece ao meu redor.

Mas fico pensando nos problemas do meu país e do meu povo. Vejam bem, não cometer a injustiça de dizer que não há pessoas que nao lutem pelo povo. Mas, por outro lado,não posso econder o que é óbvio e ululante, não temos líderes que não cedam às tentações do mercado, da vaidade, da moda e do consumism, nem do não compromissio com a política fisiológica. Todos cedem às tentações do poder. Infelizmente.

Pensei, pensei, pensei e... nao encontrei nenhum lídr no Brasil à altura, por exemplo, de Pepe Mujica. Confesso: fico com uma inveja danada de não termos um Pepe Mujica. Por que esse cara não é brasileiro? Um cara que diz o que pensa, o discurso batexcom a prática de vida, possui um ideal, idéias, ideologia, não tem vaidades e nem cede ao mercado e ao consumismo, nem faz acordo com politicos fisiológicos. Mais: não gostae nem desfrutade mordomias, diz de alto e bom som e inguém contesta: "Eu nçao sou pobre, eu sou sóbrio, sou de bagagem leve. Vivo com apenas o suficiente pra que as coisas não roubem a minha liberdade". Foi mais fundo: "Um político tem que viver como a maioria e nao viver como a minoria".

É muito duro a gente constatar que as nossas lideranças são fascinadas pelo mercado e pelo consumismo. Não têm a coragem e afilosofia de vida fraciscana de um Mujica que sem cargos, como presidentee como senador anda numvelho fusquinha, habita a mesma velha casa, come em restaurantes simples e, mais, doa parte do salário.

Camus disse: "A política é constituída porhomens sem idéias e sem grandeza". Ele não conhecia Pepe Mujica. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 27/07/2017
Código do texto: T6066311
Classificação de conteúdo: seguro