Aposentadoriae problema psicológico

Algumas empresas, incluive estatais, durante um certo tempo criaram uma espécie de cursos e semináros para preparar os seus funcionarios para a aposentadoria. Talvez fosse algo correto, uma iniciativa que visava a tentar evitar que os aposentados pudessem ser atimgidos por poblemas psicológicos.

Na verdade, alguns funcionários se agarram tanto às funções, cargos, birôs e tarefas que ficam pensando que, sem eles, as empresas vão parar. Mais - e isso é o pior - que eles sem a sua função, o cargo, o birô vão pirar. Sou testemunha ocular de alguns casos de pessoas que tiveram sérios problemas ao se aposentarem. Não se conformavam, todos os dias aparciam nas empresas e repartições para marcar presença e, pasmem, até para dar palpitese intervir nos serviços. Algo ridículo e que, em alguns casos, foi doloroso o desfecho porque quando foram forçados a deixar a ficha cair, ou seja, impedidos de interverir cairam em prostação.

Feizmente não tive nenhum probema ao me aposentar, só alegria, prazer, me senti como o prisioneiro que obtem a liberdade. Concordo que para mim foi fácil porque nunca fui vocacionado para ser bancário. Fui por ncessidade e sobrevivência, embora fosse produtivo. Por outro lado, no banco fiz grandes amigos, amigos para toda a vida, tanto dentre oscolegas como dentre os clientes, principalmente opessoal da zona rural. Havia ainda o fato de fazer rádio, escrever para os jornais e fazer politica ao meu modo.

Não, nem pelo menos fui sondado para fazer curso ou seminário para me preparar para a aposentadoria. Mas acho que era uma iniciativa positiva. Quando tirei minhas coisas do birôe botei dentro de uma caixa de papelão, apenas dei uma alisadinha no birô, mas até o rádio que era meu, só trabalahava com o rádio ligado baixinho deixei com o colega que ficou no meu lugar.

No entanto, nunca esqueci dobanco, dos colegas, dos clientes, daquela parte da minha vida. A vida é um todo. Agente não pode pará-la, ela flui muda, passa. Bola pra frente. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 26/07/2017
Código do texto: T6065930
Classificação de conteúdo: seguro