Gramuleto

O vento era forte e nuvens escuras cobriam o céu, ameaçando uma grande tempestade. João estava fechando o enorme portão de entrada do palácio, quando alguém o chamou pedindo para falar com o rei. Era um moço diferente, tinha um olhar triste e um bico de pato.

João hesitou em mandá-lo entrar, mas sua insistência foi tanta que acabou deixando-o entrar. Olhos assustados o encaravam, mas ele seguia com passos firmes em direção ao trono do rei decidido a conversar. O homem fez a reverência ao rei e foi logo se apresentando:

- Meu nome é Gramuleto e quanto ao meu bico de pato vou explicar...

O rei Agri nem o deixou continuar e pediu para ele aproximar-se, deu alguns passos e já estava em frete ao rei. Agri olhou bem seu rosto que era muito bonito e aquele bico não parecia pertencer aquele rosto. Então o puxou para ter certeza que era de verdade.

O homem Abaixou a cabeça e começou a chorar e suas lágrimas começaram a rolar até caírem naquele estranho bico. Penalizado o rei perguntou o que poderia fazer para ajudá-lo. Ele disse que só queria um lugar onde pudesse ser aceito como ele era para ser feliz.

Agri lhe deu abrigo com uma única condição que ele fosse feliz e chamou Jordi seu homem de confiança para acomodá-lo. Jordi tentou deixa-lo à vontade e disse:

- Esse seu bico de pato o deixa diferente e fica mais charmoso e se não fosse por ele não conseguiria um lugar aqui.

O rapaz voltou e contou sua estória ao rei dizendo que nascera assim e sua família não conseguia aceita-lo como era. Tinha oito irmãos e só ele era diferente e seu pai nem olhava pra ele. Havia fugido de casa para conseguir encontrar pessoas que aceitasse sua diferença. O rei ouviu sua estória atentamente e contou que ele também já teve orelhas de burro e a bruxa Choroca teria conseguido suas orelhas de volta.

Gramuleto se encheu de esperança e quis encontrar-se com a bruxa. Então Jordi o levou até a gruta e pediu ajuda. A bruxa apertava os olhos para enxergar direito o rapaz e disse:

- Você é um moço muito bonito, esse bico é para você ficar diferente e chamar a atenção. Você já começou a ser feliz e será muito mais. A única coisa que posso fazer por você já que insiste é isso. Tocou em seu bico e o transformou em ouro, agora seu bico de pato era de ouro. João ficou admirado olhando aquele bico de ouro. Enquanto isso a bruxa saiu voando sem dizer nada.

Gramuleto perguntou o que tinha acontecido e os dois responderam juntos que seu bico agora era de ouro. Ele olhou para baixo e pode ver seu bico de ouro e sem poder fazer mais nada voltou para o palácio.

Correu logo o boato que no palácio de Gamburro havia um belo moço com bico de ouro. De boato em boato que a estória chegou até o país de Pandurra onde morava uma linda princesa chamada Fran.

Fran quis logo conhecê-lo e comunicou ao rei Agri que iria a Gamburro conhecer o tal rapaz. O rei nada contou a Gramuleto, queria que essa visita fosse uma surpresa. Alguns dias se passaram e Fran chega ao palácio. Realmente ela era linda, tinha os cabelos longos e dourados e estava com um vestido muito bonito que combinava com sua pele rosada. Estava muito feliz e ficou ainda mais quando pode conhecer Gramuleto, se apaixonando assim que o viu.

Eles conversaram horas, depois foram passear pelo palácio. Ele lhe deu um beijo e declarou seu amor por ela. Gramuleto lhe perguntou se ela não se incomodava com seu bico de pato. Ela sorriu e disse que eles tinham algo em comum e mostrou-lhe os pés de pato. Os dois abraçaram-se dizendo que realmente eles eram parentes do mesmo bípede empenado.

Esqueceram até do tempo, conversando já enamorados e quando perceberam já era noite.

Quando a princesa foi embora, despediram-se e ela exigiu que ele fosse ao palácio de Pandurra visita-la, pois o aguardava com uma grande surpresa.

Parecia um sonho, ele já estava em Pandurra e logo estaria no palácio de Fran. O coração batia forte, suas mãos estavam geladas. Pensava como será que as pessoas o receberiam? Assustariam com seu bico de pato, ficariam curiosos com seu bico de ouro ou simplesmente queriam conhecer o rapaz que se apaixonou por Fran.

Foi se acalmando quando lembrou que ele tinha bico de pato e ela tinha pés de pato e isso lhe deu mais coragem. Quando chegou a porta do palácio, começaram a tocar uma música quase angelical. Estava tudo enfeitado, com flores por todos os lados e tapetes vermelhos estendiam-se para ele passar. Sentiu-se um verdadeiro rei, andando naquele tapete vermelho e de longe avistou Fran que o esperava lindíssima vestida de noiva.

Ele nem estava acreditando que estava se tornando príncipe e ao lado de alguém que o amava. Anos se passaram e o rei Agri recebeu um bilhete comunicando que agora Gramuleto era o rei de Pandurra. E Fran e Gramuleto foram felizes para sempre.

DEBORA DANTAS
Enviado por DEBORA DANTAS em 26/07/2017
Código do texto: T6065432
Classificação de conteúdo: seguro