VALORES INVERSOS

Depois da breve apresentação de um amigo ilusionista em sua festa de aniversário, a socialite preencheu um cheque para efetuar o justo pagamento, e foi amigavelmente censurada pelo amigo:

- Deixe disso, criatura! Não vou lhe cobrar nada!

- Ah, vai! Não o chamei aqui para trabalhar de graça!

- Que de graça que nada; somos amigos; amigos não pagam amigos.

- Amigos não exploram amigos. Tome aqui seu pagamento e não se fala mais nisso.

- Vai me desculpar, querida; mas será que nem uma vez você pode me tratar como pessoa, e não como produto?

A doce queda-de-braço entre os amigos levou horas. Ela, porque achava justo valorizar economicamente o trabalho dele. Ele, porque não queria, pelo menos naquele momento, ser tratado como produto.

Formidável contrariedade, a daquele artista. Ser valorizado em sua arte, por alguém bem próximo é uma raridade. Foi convencionado que os profetas não têm valor nas terras onde vivem; não fazem sucesso entre os seus.

Ademais, no exato momento em que o felizardo se queixava de ser tratado como produto, e não respeitado como pessoa, milhões de artistas de todas as áreas mundo afora, lamentam porque são tratados como pessoas, e não respeitados como produtos.

Demétrio Sena
Enviado por Demétrio Sena em 25/07/2017
Código do texto: T6064483
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.