Derrota é café pequeno

Sou um homem acostumado às derotas. Derrota pra mim é café pequeno. Penso que calejei. Sofri muito reveses. Talvez não diretamente. nem familiarmene e, felizmente, graças a Deus, também não no amor, ms em outras áreas amarguei (amarguei mesmo?) um bocadão de derrotas. Quando me envolvi numa empreitada quas sempre perdia, no futebol, nos grêmios escolares, em qualquer jogo, disputa etc e coisa e tal. Mas principalmente na política.

Nesta participei de muitas derrotas, nunca derrotas acachapantes, mas as vitórias sempre foram raras, enfim, a maioria das campanhas políticas de que participei foi derrotada. Confesso que era algo trsiste, doloroso, amargo. Quem perde à vezes não tem direito nem a "estribuchar", tem que se recolher, ficar, como dizia um companheiro de derrotas, em compasso de espera, deixar a poeira assentar para então voltar ao batente, ou seja, à política . Ela é como uma cachaça, você toma um porre, se embebeda perde tempo e dinheiroe ainda tem a ressaca brabíssima. Tem que esperar qe aressaca passe para começar a beber de novo.

Penso que dos perdedoresdo meu lado, mesmo sem nunca ter sido candidato a nada, fui dos únicos que sempre enfrentou os reveses de cabeça erguida e sem mudar minha rotin de vida, sem me esconder, sem chororô e nem mau humor. Talvez isso se deva ao fatode entender os mecanismos da política, de não levar muito a sério os agrupamentos políticos, nem visar a interesses de nenhuma espécie, e de saber que se meu lado vencesse nada mudaria porque a diferença era só o nome da sigla. Uns amigos apolíticos sempre diziam que eu torcia para meu lado não vencerpara não assumir nenhuma responsabilidade. Verdade? Apenas em parte, avia alguns que eu sabia que no poder seriam um desastre. Mas na política a gente costuma ficar meio mípope e, não raro, arranha a dignidade.

A política sempre fez parte da minha vida, assim como as derrotas, acho que a drrota é contigência do processo político, não pode haver empate. É isso nunca chorei uma drrrota e nunca fiz muita festa com uma vitória. Sou meio esquisito, acho mas importante a democracia. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 22/07/2017
Código do texto: T6061711
Classificação de conteúdo: seguro